PNAIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

  • Autor
  • Simony Araujo de Morais
  • Resumo
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    RESUMO EXPANDIDO

     

    Este trabalho apresenta a experiência da formação continuada mediante o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil no município de Boa Vista-PB. O trabalho tem por objetivo apresentar alguns dos impactos da formação do PNAIC Educação Infantil na prática docente no município, através dos cinco encontros de formação continuada realizados de novembro de 2017 a maio de 2018. O PNAIC foi elaborado e desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil desde o ano de 2013, em parceria com os governos estaduais e municipais com o objetivo de assegurar que todas as crianças fossem alfabetizadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir de 2017, o PNAIC  passou a incluir em sua abrangência a Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. No município de Boa Vista-PB, acompanhando a legislação nacional, compreendemos a criança como um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2010). Apoiados numa concepção de que educar na educação infantil significa, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada (BRASIL, 1998), estabelecendo como eixos norteadores do currículo da Educação Infantil as interações e a brincadeira (BRASIL, 2010). No município de Boa Vista a Educação Infantil caminha nessa perspectiva que respeita a criança em sua especificidade e tempo numa tentativa de promover qualidade lúdica na prática pedagógica desenvolvida.  Desse modo as formações do PNAIC vieram contribuir com a nossa proposta pedagógica. As formações foram destinadas às professoras da etapa da pré escola e aconteceram no formato de oficinas envolvendo momentos de reflexões teóricas e práticas, vivência de rodas de leitura de deleite, musicalização, reflexões baseadas nas memórias de infância e muita ludicidade. A primeira ocorreu em novembro de 2017 tendo como tema central a “Leitura e escrita na educação infantil” discutindo essa ampliação das reflexões sobre letramento para a educação infantil. No segundo encontro, ainda em novembro de 2017, estudamos o tema “Infância e ludicidade” destacando a importância dos diversos tipos de jogos e brincadeiras como recursos fundamentais nas propostas pedagógicas da educação infantil. O terceiro encontro ocorrido em dezembro de 2017 foi o Seminário municipal do PNAIC cujo tema foi “Aprendizagem significativa: uma questão de direito”. O evento contou com uma pauta diversificada composta por palestra, apresentação cultural, relatos de experiência e momentos avaliativos tudo numa perspectiva de formação continuada. O quarto encontro formativo ocorreu em março de 2018 e tratou do tema “Rotina pedagógica e escrita na educação infantil”. Por fim, a última formação, maio de 2018, a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil” foi foco da formação. Como o estudo se concentrou em torno do tema currículo na educação infantil e a BNCC, resolvemos ampliar o encontro de formação para todas as professoras da educação infantil da rede incluindo as professoras do maternal. No período das formações também ocorreram as visitas de acompanhamento pedagógico algo já vivenciado antes do PNAIC e que puderam ser melhoradas com a observação mais direcionada com relação às salas de aula. Temas relevantes como infância, ludicidade e letramento foram destaques nas reflexões do grupo de professores cursistas. No acompanhamento observamos que foram realizados na prática com as crianças mais momentos lúdicos, de brincadeiras e jogos pelas professoras nas turmas. O planejamento de rotinas pedagógicas mais estruturadas e adequadas às necessidades da educação infantil, mais momentos de diálogo com as famílias sobre a especificidade da aprendizagem na educação infantil garantido o direito de brincar. Portanto, verificamos mudanças nas ações pedagógicas do grupo docente expressando um alinhamento com as concepções atuais dessa etapa da educação básica, bem como, da importância conferida pelo grupo ao espaço formativo garantido por meio do PNAIC Educação infantil.

     

    REFERÊNCIAS

    BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

    ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília. MEC. SEB, 2010.

    ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: mar. 2018.

     

  • Palavras-chave
  • PRATICAS DOCENTES; EDUCAÇÃO INFANTIL; BOA VISTA-PB
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

Comissão Científica

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