EDUCANDO PARA A VIDA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Larissa Cavalcanti de Albuquerque
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta experiências interdisciplinares sobre a temática de educação para os direitos humanos de uma escola de educação infantil e ensino fundamental do município de João Pessoa-PB. Apresentando um recorte temático na educação infantil, já esta área é marcada pela a entrada da criança na escola. O objetivo geral do estudo é refletir sobre a promoção dos direitos humanos na escola, tendo como metodologia a observação participante, oficinas temáticas e rodas de conversa com educadores e educandos. Para análise dos dados, seguiremos cinco etapas: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão (YIN, 2016). Apresenta-se como justificativa do trabalho a relevância de explicitar o que são os direitos humanos para os meninos e meninas em tempos de avanço da compreensão negativa dos direitos humanos, principalmente pela mídia. Como resultados temos a realização de mais de 12 oficinas entre as turmas da educação infantil, com a participação de assistente social, pedagogas e discentes, para a execução das atividades usamos: a contação de história, teatro de fantoches, leitura participativa, produção de frases e desenhos. Sabemos que o debate sobre os direitos humanos não se limita a oficinas sobre o assunto, mas que se constroem no dia a dia em constantes e profundas vivências. As temáticas que trabalhamos foram: a Convivência e o Respeito; Direito da criança e do adolescente, bullying e promoção de uma cultura de paz e Promoção da igualdade racial. O grande desafio é lutar pela concretização destes direitos, em busca de uma sociedade mais justa e ética. Compreendemos que devemos idealizar e realizar novas possibilidades na escola que envolva o debate acerca da violência, preconceito, discriminação, racismo, dentre outros. No intuito de formarmos cidadãos, mais críticos, ativos e reflexivos, que possam em meio às diferenças, respeitar a diversidade que nos cerca. Em termos gerais, avaliamos como positiva os oficinas realizadas, já que propiciamos momentos de debate, espaço para escuta dos educandos, dos professores, promoção da leitura e da escrita. Diante desse contexto, prosseguimos no estudo da temática e na promoção da diversidade, enquanto educadoras que primam pelo respeito e igualdade de todos. O trabalho foi bastante significativo para todos os envolvidos, já que este abriu novos horizontes, ressignificou vivências, aumentou a autoestima e incentivou o respeito à diversidade.

     

     

  • Palavras-chave
  • : Educação para os direitos humanos; Infância e Cidadania.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2: Culturas Infantis
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1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

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  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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