O artigo apresenta experiências interdisciplinares sobre a temática de educação para os direitos humanos de uma escola de educação infantil e ensino fundamental do município de João Pessoa-PB. Apresentando um recorte temático na educação infantil, já esta área é marcada pela a entrada da criança na escola. O objetivo geral do estudo é refletir sobre a promoção dos direitos humanos na escola, tendo como metodologia a observação participante, oficinas temáticas e rodas de conversa com educadores e educandos. Para análise dos dados, seguiremos cinco etapas: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão (YIN, 2016). Apresenta-se como justificativa do trabalho a relevância de explicitar o que são os direitos humanos para os meninos e meninas em tempos de avanço da compreensão negativa dos direitos humanos, principalmente pela mídia. Como resultados temos a realização de mais de 12 oficinas entre as turmas da educação infantil, com a participação de assistente social, pedagogas e discentes, para a execução das atividades usamos: a contação de história, teatro de fantoches, leitura participativa, produção de frases e desenhos. Sabemos que o debate sobre os direitos humanos não se limita a oficinas sobre o assunto, mas que se constroem no dia a dia em constantes e profundas vivências. As temáticas que trabalhamos foram: a Convivência e o Respeito; Direito da criança e do adolescente, bullying e promoção de uma cultura de paz e Promoção da igualdade racial. O grande desafio é lutar pela concretização destes direitos, em busca de uma sociedade mais justa e ética. Compreendemos que devemos idealizar e realizar novas possibilidades na escola que envolva o debate acerca da violência, preconceito, discriminação, racismo, dentre outros. No intuito de formarmos cidadãos, mais críticos, ativos e reflexivos, que possam em meio às diferenças, respeitar a diversidade que nos cerca. Em termos gerais, avaliamos como positiva os oficinas realizadas, já que propiciamos momentos de debate, espaço para escuta dos educandos, dos professores, promoção da leitura e da escrita. Diante desse contexto, prosseguimos no estudo da temática e na promoção da diversidade, enquanto educadoras que primam pelo respeito e igualdade de todos. O trabalho foi bastante significativo para todos os envolvidos, já que este abriu novos horizontes, ressignificou vivências, aumentou a autoestima e incentivou o respeito à diversidade.
A publicação de resumos expandidos no evento observou as seguintes normas:
O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:
1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
5. Resultados
6. Referências
A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0
Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;
Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;
Alinhamento dos parágrafos justificado;
Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;
Página tamanho A4.
Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
Comissão Organizadora
IV Seminário EI
Comissão Científica
Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira
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