DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
Heloisa da Silva Ferreira
E-mail: lola.ferreira198@gmail.com
UAE/CFP/UFCG
Manoela da Silva Brito
E-mail: manoella_93@hotmail.com
UAE/CFP/UFCG
Este texto tem o intuito de analisar os impactos causados pela utilização das tecnologias
de informação e comunicação, que estão cada vez mais presentes no cotidiano das
crianças. Evidencia-se que o estímulo ao uso destas tecnologias se faz presente tanto na
escola como na família. Sendo assim faz se necessário uma reflexão sobre como estas
tecnologias vêm modificando os hábitos das crianças do século XXI.
Durante muito tempo as crianças não eram consideradas como indivíduos que possuíam
direitos ou eram assistidas pela sociedade, poucas vezes eram relatadas em imagens ou
escrituras e quando eram, tinham uma conotação de pequeno adulto. O conceito de
infância vem passando por mudanças ao longo da história, e a cada mudança social é
repensado uma perspectiva diferenciada e que o reconfigura.
As tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas,
facilitando nosso comunicação e nos proporcionando informação em tempo real. Essa
eclosão deu-se por volta dos anos 70, 80 e ganhou uma grande repercussão durante os
anos 90 com o surgimento da internet e dos computadores o que é denominado como
Revolução Informacional, que transformou drasticamente a concepção de espaço e
tempo. Na atualidade utilizamos as tecnologias de informação e comunicação. Estas
tecnologias vêm afetando diretamente o público infantil que destina boa parte do seu
tempo aos aparelhos eletrônicos, smartphones, tablets, televisões, computadores,
iPhone, iPad dentre outros.
Considerações sobre o desenvolvimento infantil e a utilização das tecnologias
A família é a primeira instituição que o indivíduo é inserido, sendo ela uma das
principais constituintes da formação do Ser, com os avanços tecnológicos, o fácil acesso
à informação e a falta de tempo dos pais, cada vez mais ocupados para manter o
sustento da família, acaba afetando o desenvolvimento da criança, que precisa de uma
série de cuidados para se desenvolver de forma integral.
Quanto mais as crianças, até mesmo os bebês, permanecerem com o olhar capturado
diante das telas, além de manterem-se mais quietas, menos atenção elas demandam de
seus pais, que, em maior ou menor grau, acabam por terceirizar a função de se fazer
presente para os filhos aos objetos tecnológicos (SANTOS; BARROS, 2018).
Os pais acabam utilizando as ferramentas tecnológicas como babás eletrônicas. A
interação entre pais e filhos é fundamental para desenvolvimento da criança estas
relações estão no nível primário de uma relação social, e na vivência e no contato que as
crianças desenvolvem valores básicos, que se solidificam nos momentos de
brincadeiras. As tecnologias quando usada excessivamente podem ocasionar vários
consequências emocionais, físicas, e psicológicas, acarretando dificuldades nas
interações sociais e dificultando o desenvolvimento integral da criança, no âmbito
escolar as crianças podem ter dificuldades de concentração e déficits de aprendizagem .
A educação tem uma árdua tarefa de modificar seu sistema ao longo dos tempos para
melhor atender as necessidades dos indivíduos, que se inserem nas escolas,
proporcionando uma educação que os preparem para o cotidiano nas relações sociais e
demais áreas da vida, sendo assim as instituições de ensino tem que situar sua relação
com as novas tecnologias, reconfigurando seu sistema de ensino para inserir estes novos
aparatos que estão presentes em nossa sociedade, de forma significativa para as
crianças.
O incentivo para esta pesquisa surgiu principalmente no contato com crianças no
período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil em uma creche do município
de Cajazeiras-PB durante a semana as crianças tinham um dia específico para utilizar a
sala de vídeo, não tendo uma correspondência entre o que era assistido e as práticas
após a exibição, os recursos eram utilizados com a finalidade recreativas. Para o
desenvolvimento deste trabalho utilizei como base a pesquisa bibliográfica.
Como esta pesquisa ainda está em andamento, para este momento, concluímos que com
o surgimento das tecnologias o capitalismo se redefiniu para acolher as mudanças que
estavam chegando com isso construíram uma nova configuração de sociedade. Diante
das mudanças que a nossa sociedade sofre durante o decorrer dos tempos, necessitamos
repensar constantemente sobre essas mudanças, visto que é necessário uma reflexão
sobre a estrutura social que são modificada de acordo com a demanda de cada época, e
muitas dessas mudanças estão ligadas à economia, não com o bem estar das populações.
Como docentes, temos que adaptar nossas práticas a sociedade para que possamos
proporcionar aos nossos alunos uma relação de equilíbrio com as tecnologias, através de
mediações intencionais de forma articulada com os conhecimentos.
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1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
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5. Resultados
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IV Seminário EI
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