DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Autor
  • Heloisa da Silva Ferreira
  • Co-autores
  • Manoela da Silva Brito
  • Resumo
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E

    COMUNICAÇÃO

    Heloisa da Silva Ferreira

    E-mail: lola.ferreira198@gmail.com

    UAE/CFP/UFCG

    Manoela da Silva Brito

    E-mail: manoella_93@hotmail.com

    UAE/CFP/UFCG

    Este texto tem o intuito de analisar os impactos causados pela utilização das tecnologias

    de informação e comunicação, que estão cada vez mais presentes no cotidiano das

    crianças. Evidencia-se que o estímulo ao uso destas tecnologias se faz presente tanto na

    escola como na família. Sendo assim faz se necessário uma reflexão sobre como estas

    tecnologias vêm modificando os hábitos das crianças do século XXI.

    Durante muito tempo as crianças não eram consideradas como indivíduos que possuíam

    direitos ou eram assistidas pela sociedade, poucas vezes eram relatadas em imagens ou

    escrituras e quando eram, tinham uma conotação de pequeno adulto. O conceito de

    infância vem passando por mudanças ao longo da história, e a cada mudança social é

    repensado uma perspectiva diferenciada e que o reconfigura.

    As tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas,

    facilitando nosso comunicação e nos proporcionando informação em tempo real. Essa

    eclosão deu-se por volta dos anos 70, 80 e ganhou uma grande repercussão durante os

    anos 90 com o surgimento da internet e dos computadores o que é denominado como

    Revolução Informacional, que transformou drasticamente a concepção de espaço e

    tempo. Na atualidade utilizamos as tecnologias de informação e comunicação. Estas

    tecnologias vêm afetando diretamente o público infantil que destina boa parte do seu

    tempo aos aparelhos eletrônicos, smartphones, tablets, televisões, computadores,

    iPhone, iPad dentre outros.

    Considerações sobre o desenvolvimento infantil e a utilização das tecnologias

    A família é a primeira instituição que o indivíduo é inserido, sendo ela uma das

    principais constituintes da formação do Ser, com os avanços tecnológicos, o fácil acesso

    à informação e a falta de tempo dos pais, cada vez mais ocupados para manter o

    sustento da família, acaba afetando o desenvolvimento da criança, que precisa de uma

    série de cuidados para se desenvolver de forma integral.

    Quanto mais as crianças, até mesmo os bebês, permanecerem com o olhar capturado

    diante das telas, além de manterem-se mais quietas, menos atenção elas demandam de

    seus pais, que, em maior ou menor grau, acabam por terceirizar a função de se fazer

    presente para os filhos aos objetos tecnológicos (SANTOS; BARROS, 2018).

    Os pais acabam utilizando as ferramentas tecnológicas como babás eletrônicas. A

    interação entre pais e filhos é fundamental para desenvolvimento da criança estas

    relações estão no nível primário de uma relação social, e na vivência e no contato que as

    crianças desenvolvem valores básicos, que se solidificam nos momentos de

    brincadeiras. As tecnologias quando usada excessivamente podem ocasionar vários

    consequências emocionais, físicas, e psicológicas, acarretando dificuldades nas

    interações sociais e dificultando o desenvolvimento integral da criança, no âmbito

    escolar as crianças podem ter dificuldades de concentração e déficits de aprendizagem .

    A educação tem uma árdua tarefa de modificar seu sistema ao longo dos tempos para

    melhor atender as necessidades dos indivíduos, que se inserem nas escolas,

    proporcionando uma educação que os preparem para o cotidiano nas relações sociais e

    demais áreas da vida, sendo assim as instituições de ensino tem que situar sua relação

    com as novas tecnologias, reconfigurando seu sistema de ensino para inserir estes novos

    aparatos que estão presentes em nossa sociedade, de forma significativa para as

    crianças.

    O incentivo para esta pesquisa surgiu principalmente no contato com crianças no

    período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil em uma creche do município

    de Cajazeiras-PB durante a semana as crianças tinham um dia específico para utilizar a

    sala de vídeo, não tendo uma correspondência entre o que era assistido e as práticas

    após a exibição, os recursos eram utilizados com a finalidade recreativas. Para o

    desenvolvimento deste trabalho utilizei como base a pesquisa bibliográfica.

    Como esta pesquisa ainda está em andamento, para este momento, concluímos que com

    o surgimento das tecnologias o capitalismo se redefiniu para acolher as mudanças que

    estavam chegando com isso construíram uma nova configuração de sociedade. Diante

    das mudanças que a nossa sociedade sofre durante o decorrer dos tempos, necessitamos

    repensar constantemente sobre essas mudanças, visto que é necessário uma reflexão

    sobre a estrutura social que são modificada de acordo com a demanda de cada época, e

    muitas dessas mudanças estão ligadas à economia, não com o bem estar das populações.

    Como docentes, temos que adaptar nossas práticas a sociedade para que possamos

    proporcionar aos nossos alunos uma relação de equilíbrio com as tecnologias, através de

    mediações intencionais de forma articulada com os conhecimentos.

  • Palavras-chave
  • Infância, Tecnologia de informação, Desenvolvimento, Criança
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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