O desenvolvimento e a aprendizagem infantil têm sido estudados por diversos autores, todavia destacar-se-á nesse estudo o resultado da pesquisa do estudioso Jean Piaget, em seu livro: Problemas de Psicologia Genética, no texto O Tempo e o Desenvolvimento da Criança, tendo em vista a comparação de seus testes e o reflexo nos dias atuais. Busca-se descrever os comportamentos de duas crianças de oito e 12 anos no enfrentamento de questões relacionadas à noção de conservação da matéria. Desta feita, problematiza-se a concepção de desenvolvimento e aprendizagem segundo Piaget (1972), destacando o papel do tempo e da maturação necessário para as crianças se desenvolverem de forma sadia. Este trabalho vem mostrar as experiências que Piaget desenvolveu em uma pesquisa para mostrar que o tempo de maturação e equilíbrio das crianças depende dos fatores de suas idades, segundo ele em locais menos desenvolvidos como o país de Martinica uma ilha caribenha, onde fez comparação de menos quatro anos o desenvolvimento comparado ao tempo das cidades que tomou por base de experiência Genebra e Montreal que ficam no Canadá. Efetivou-se este teste em crianças do Bairro Três Irmãs, na cidade de Campina Grande-PB, observando-se o resultado da pesquisa e comparando com a pesquisa de Jean Piaget. Os principais resultados indicaram que, mesmo com o passar do tempo seus testes surtiram mesmo efeito dos quais descreve em seu livro, com mesmo tempo de maturação para aprendizagem. Pode-se concluir que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.
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IV Seminário EI
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