OLHAR PIAGETIANO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DE DUAS CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • Osiolany da Silva Cavalcanti
  • Co-autores
  • Tatiana Cristina Vasconcelos , Esmênia Soares Barreto
  • Resumo
  • O desenvolvimento e a aprendizagem infantil têm sido estudados por diversos autores, todavia destacar-se-á nesse estudo o resultado da pesquisa do estudioso Jean Piaget, em seu livro: Problemas de Psicologia Genética, no texto O Tempo e o Desenvolvimento da Criança, tendo em vista a comparação de seus testes e o reflexo nos dias atuais. Busca-se descrever os comportamentos de duas crianças de oito e 12 anos no enfrentamento de questões relacionadas à noção de conservação da matéria. Desta feita, problematiza-se a concepção de desenvolvimento e aprendizagem segundo Piaget (1972), destacando o papel do tempo e da maturação necessário para as crianças se desenvolverem de forma sadia. Este trabalho vem mostrar as experiências que Piaget desenvolveu em uma pesquisa para mostrar que o tempo de maturação e equilíbrio das crianças depende dos fatores de suas idades, segundo ele em locais menos desenvolvidos como o país de Martinica uma ilha caribenha, onde fez comparação de menos quatro anos o desenvolvimento comparado ao tempo das cidades que tomou por base de experiência Genebra e Montreal que ficam no Canadá. Efetivou-se este teste em crianças do Bairro Três Irmãs, na cidade de Campina Grande-PB, observando-se o resultado da pesquisa e comparando com a pesquisa de Jean Piaget. Os principais resultados indicaram que, mesmo com o passar do tempo seus testes surtiram mesmo efeito dos quais descreve em seu livro, com mesmo tempo de maturação para aprendizagem. Pode-se concluir que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento, Aprendizagem, Educação Infantil,
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

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  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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