AÇÕES LÚDICAS NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES: EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ / RN

  • Autor
  • Jessiemily Meira Dantas
  • Co-autores
  • Dany Geraldo Kramer
  • Resumo
  • 1. Objeto de estudo:

    Fortalecer a relação entre ensino e extensão no campo da educação infantil por meio da difusão de conteúdos de educação em saúde e de ciências através de diferentes metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem para promoção e prevenção da saúde.

     

    2. Objetivo geral:

    Apresentar um relato de experiência acerca de ações de educação em saúde, na temática parasitoses, com alunos do ensino fundamental no município de Santa Cruz /RN.

     

    3. Referencial teórico:

                As parasitoses constituem uma das principais causas de comorbidade entre crianças brasileira, podendo acarretar em diminuição da qualidade de vida, dificuldades de aprendizagem e desnutrição (RIVERO et al., 2017; LIMA, 2014). Além disso, há prevalência na idade infantil, especialmente na idade escolar.

                Desta forma, atividades de educação em saúde, através de metodologias ativas, como as ações lúdicas, apresentam-se relevantes (DAMASCENO; PINTO; LAMOUNIER, 2015). Fornecendo autonomia ao aluno e um ambiente motivador, prazeroso e enriquecedor, possibilitando maior participação do aluno durante o processo ensino- aprendizagem. Além de contribuir para o desenvolvimento do trabalho em grupo para estabelecimento de relações afetivas em sala de aula. (NASCIMENTO et al., 2013).

    Entre as parasitoses intestinais de maior relevância estão a amebíase, giardíase, ascaridíase, ancilostomíase e teníase, sendo transmitido através de alimentos, água ou mãos contaminadas. Cujas patologias podem levar a quadros de anemia, diarreia, desnutrição e em casos mais críticos, danos a órgãos importantes como fígado e cérebro. Como principais medidas de controle, está saneamento básico, higiene pessoal e de alimentos, cozimento adequado e tratamento dos doentes (ALI et al., 2017; NEVES, 2004).

    Outra parasitose relevante, é a doença de chagas uma antropozoonose que apresenta transmissão clássica pelo barbeiro (triatomíneo), podendo ainda ocorrer por transfusão de hemoderivados, transplante e por via oral, através da ingesta de alimentos contaminados por barbeiro ou fezes deste vetor (FERREIRA et al., 2014; COURA, 2015; NEVES, 2004). 

    As escolas apresentam-se como local importante para realização de ações de educação sanitária, uma vez que a aglomeração e a educação sanitária pode ser falha em algumas instituições, e desta forma favorecer a disseminação dos parasitas. Por outro lado, as crianças em idade escolar, podem ser propagadoras do conhecimento para suas respectivas comunidades, acerca dos métodos de prevenção e controle das parasitoses (VILELA et al., 2018; RIVERO et al., 2017). Assim, ações lúdicas de educação em saúde são relevantes nesse processo para promoção e prevenção da saúde.

     

    4. Metodologia:

    Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA, onde foram realizadas ações de educação em saúde sobre parasitoses para alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Santa Cruz/RN.

    As atividades foram divididas em dois momentos, no primeiro houve uma palestra, com recursos audiovisuais, sobre as principais parasitoses intestinais e doença de chagas (transmissão, ciclo biológico, sinais e sintomas, e formas de prevenção).  Os escolares eram, constantemente, questionados sobre seus saberes e experiências, com as referidas parasitoses. Na última etapa, os alunos eram separados em quatro grupos com seis componentes cada, e foi realizada uma dinâmica, através de um bingo, envolvendo perguntas sobre o tema. As regras da atividade foram explicadas no início, de forma a normatizar a ação e sanar qualquer dúvida.

    A cada grupo foi entregue uma cartela de bingo com cinco colunas e cinco linhas contendo as respostas das perguntas sorteadas, de forma aleatória. Foram elaboradas trinta perguntas. Os estudantes ouviam a pergunta, referente ao conteúdo da palestra, discutiam em grupo, e marcavam na cartela a resposta referente, se ela estivesse na cartela, até que completasse uma linha, ou uma coluna ou a diagonal com as respostas corretas. Ao final, verificava as respostas do ganhador com todos os estudantes, para que fixassem o assunto e não ficasse dúvidas. 

     

    5. Resultados:

    Através das ações lúdicas de educação em saúde foram apresentadas informações para a prevenção de doenças causadas por parasitas, como medidas de higiene, controle de vetores, cuidados com alimentos e saneamento básico. Sendo considerada positiva a participação dos escolares, além de contribuir com possível redução da infestação dos escolares, espera-se que os mesmos atuem em suas comunidades como propagadores do conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde; Ações lúdicas; Parasitoses;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil
Voltar Download

A publicação de resumos expandidos no  evento observou as seguintes normas:

O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:

1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0

  • Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;

  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

Comissão Organizadora

IV Seminário EI

Comissão Científica

Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira

 

ivseminarioei@gmail.com