BRINQUEDOTECA E A CULTURA LÚDICA NA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A CRIANÇA E O BRINQUEDO

  • Autor
  • Carlos Eduardo Maia da Silva
  • Co-autores
  • Jalmira Linhares Damasceno
  • Resumo
  •  

    Introdução

    Esse estudo está inserido no universo das discussões sobre cultura lúdica na infância e tem como campo de reflexão o trabalho desenvolvido na Brinquedoteca, laboratório de ensino do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/CCHSA – da Universidade Federal da Paraíba. Nosso objetivo é discutir a relação da criança com o brinquedo, a partir da organização dos ambientes da referida brinquedoteca.

    Como laboratório de ensino, a brinquedoteca é direcionada para a formação de professores e pesquisas que abordem questões da infância e o brincar. Nesse ambiente, é possível observar aspectos que constituem a cultura lúdica na infância nos momentos em que as crianças brincam com seus pares e ou individualmente nos ambientes. A organização desses ambientes tem como referência as brincadeiras das crianças identificadas na observação participante realizada durante as visitas feitas ao espaço por grupos de estudantes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas da região na qual a Universidade está localizada.  

    A discussão parte de estudos teóricos relacionados a infância e culturas infantis, realizados por autores como: Brougère (2013), Friedmann (2011), bem como a pesquisa etnográfica com criança desenvolvida por Marchi (2018).                    

    Referencial teórico

    Brougère (1999), discute que “a cultura lúdica é antes de tudo um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível.”. Esses procedimentos constituem um conjunto de ações que definem a existência da atividade lúdica, que para esse autor são “[...] esquemas que permitem iniciar a brincadeira, já que se trata de produzir uma realidade diferente daquela da vida quotidiana.”

    Nessa relação de reinvenção da vida cotidiana, o brinquedo assume um papel importante na construção e compreensão dessa realidade pela criança. Ele é definido pela sua ação brincante que movimenta o jogo pela imagem a ele atribuída. Essa simbolização traduz as manifestações da cultura lúdica que emerge das construções acerca da brincadeira. Para Friedmann (2011, p. 80) nas “Culturas infantis instauram-se ideias, valores, costumes e conhecimentos transmitidos por meio das linguagens verbais e não verbais”. Essas relações de linguagem caracterizam culturalmente as manifestações lúdicas das crianças, corporificando o conteúdo das brincadeiras. Nesse sentido, compreender como se dão essas relações nos possibilita apreender sobre a cultura lúdica produzida.

    Metodologia

    O trabalho desenvolvido na Brinquedoteca tem como princípio metodológico estudos relacionados a pesquisa etnográfica com criança. Para construção do que denominamos de etnografia da brincadeira na relação com o espaço e o brinquedo, partimos da observação participante que nos permite partilhar das brincadeiras, que acontecem durante as visitas agendadas, cuja durabilidade é de duas horas. Essas visitas são realizadas em média, duas vezes na semana e registra uma demanda de 30 a sessenta crianças por visita, que nos possibilita, a partir do número de agendamentos, o atendimento de 120 a 400 crianças por mês. A formação dos grupos quanto à faixa etária diferencia-se de acordo com as escolas. Durante essas visitas realizamos observações e posteriormente suas descrições. Todo o processo de observação está voltado para os modos de brincar das crianças, sua forma de reorganização dos ambientes, bem como a sua reinvenção na relação com os brinquedos. Utilizamos ainda, como instrumentos de pesquisa a videogravação e o registro fotográfico.

    O espaço possui oito ambientes, a saber: o ateliê, a oficina de brinquedo a sala de leitura e jogos, o salão de faz-de-conta e brinquedos da cultura popular, a sala de movimento e imaginação, a sala de experimentações narrativas, a casinha na árvore e o gramado localizado na área externa. Os ambientes estão organizados, de forma a proporcionar as crianças o encontro com brinquedos que as estimulam a imaginarem e experimentarem possibilidades de criação diversas. Nesses momentos de experimentação, essas crianças, no encontro entre seus pares, organizam suas brincadeiras produzindo seus jogos que traduzem, entre outros aspectos, invenção e reinvenção da cultura vivida.   

    Resultados

    As visitas realizadas à brinquedoteca nos possibilitam observar que a relação das crianças com os brinquedos acontece de modo diferenciado. Identificamos que durante as visitas, um mesmo brinquedo pode ser utilizado de diferentes maneiras, bem como objetos dispostos assumem a sua forma traduzindo a criação permanente de novos brinquedos.

    Partindo dessa relação entre a criança e o brinquedo, podemos afirmar que a brinquedoteca é um espaço de manifestação da cultura lúdica infantil, que é produzida a partir do jogo, ação pela qual as crianças dão novos significados aos brinquedos, reinventando seus cotidianos e criando outros mundos na brincadeira. Essa relação de invenção e reinvenção apontamos como o elemento central na constituição das culturas lúdicas infantis. A compreensão dessa relação tem nos permitido aproximar cada vez mais, o espaço da Brinquedoteca, das brincadeiras produzidas pelas crianças. Esse fato vem redefinindo para os nossos estudos no laboratório, a perspectiva de nossas proposições e contribuindo para a compreensão do brincar na infância a partir da própria ação brincante das crianças. 

    Referências

    BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Mochida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 19 – 32.

    FRIEDMANN, Adriana. Paisagens infantis: uma incursão pelas naturezas, linguagens e culturas das crianças. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP.

    MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa etnográfica com crianças: participação, voz e ética. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, 728 p. 727-746, abr./jun. 2018.

  • Palavras-chave
  • Brinquedoteca, Cultura, Infância
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2: Culturas Infantis
Voltar Download

A publicação de resumos expandidos no  evento observou as seguintes normas:

O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:

1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0

  • Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;

  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

Comissão Organizadora

IV Seminário EI

Comissão Científica

Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira

 

ivseminarioei@gmail.com