LITERATURA INFANTIL: DANDO VEZ E VOZ AOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS POR MEIO DA LEITURA, IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

  • Autor
  • ANA DANIELE FÉLIX DA SILVA
  • Co-autores
  • AMANDA GABRIELA SILVA BATISTA , MARIA JOSÉ DA SILVA FÉLIX
  • Resumo
  • O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula, logo, Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda sejam apenas iniciantes no processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história, sentidos este que formam e expressam o que elas vivenciam no seu cotidiano, uma vez que as experiências são imediatamente associadas às ilustrações contidas no livros de literatura infantil. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança o entendimento do texto literário pela observação de imagens contidas no livro de ficção. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, que postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir da experiência de mundo do humano. A presente pesquisa foi realizada em turma das séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através da observação, descrição e análise de práticas de leitura realizadas pelo alunado pesquisado, observou-se que a criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário, o que está correlacionado ao modo dela interagir no ambiente sociocultural. Isso permite dizer que o exercício de cognição das crianças estudadas, referente ao ato da leitura de ficção, dependerá do contexto social que faz parte, elemento que ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. A Semântica Cognitiva permitiu compreender que a formação da subjetivação do sujeito leitor se dá pelo uso de temáticas que são recorrentes no cotidiano da criança. Desta forma, o estudo demonstrou que o conhecimento do professor do aparato conceitual da Semântica Cognitiva e o exercício de leitura da Literatura Infantil, pela criança em idade escolar, são salutares para o desenvolvimento cognitivo em sala de aula.

  • Palavras-chave
  • Literatura Infantil, Séries iniciais, Semântica Cognitiva, Construção de sentidos, Diferentes interpretações.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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1. Objeto de estudo

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  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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