O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula, logo, Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda sejam apenas iniciantes no processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história, sentidos este que formam e expressam o que elas vivenciam no seu cotidiano, uma vez que as experiências são imediatamente associadas às ilustrações contidas no livros de literatura infantil. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança o entendimento do texto literário pela observação de imagens contidas no livro de ficção. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, que postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir da experiência de mundo do humano. A presente pesquisa foi realizada em turma das séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através da observação, descrição e análise de práticas de leitura realizadas pelo alunado pesquisado, observou-se que a criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário, o que está correlacionado ao modo dela interagir no ambiente sociocultural. Isso permite dizer que o exercício de cognição das crianças estudadas, referente ao ato da leitura de ficção, dependerá do contexto social que faz parte, elemento que ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. A Semântica Cognitiva permitiu compreender que a formação da subjetivação do sujeito leitor se dá pelo uso de temáticas que são recorrentes no cotidiano da criança. Desta forma, o estudo demonstrou que o conhecimento do professor do aparato conceitual da Semântica Cognitiva e o exercício de leitura da Literatura Infantil, pela criança em idade escolar, são salutares para o desenvolvimento cognitivo em sala de aula.
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IV Seminário EI
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Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira
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