O ESPAÇO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS

  • Autor
  • Fernanda Santos da Cruz
  • Co-autores
  • Jalmira Linhares Damasceno
  • Resumo
  • O ESPAÇO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS 

    Fernanda Santos da Cruz 

    fernandacrus@hotmail.com - UFPB

      Jalmira Linhares Damasceno

      jalmiralinhares48@gmail.com - UFPB 

    ASPECTOS INICIAIS: O resumo apresenta um recorte do trabalho monográfico intitulado “os brincares[1] das crianças e os tempos e espaços do brincar na escola”, fruto de uma pesquisa  etnográfica, realizada com crianças no âmbito de uma instituição escolar situada na zona rural do município de Arara – PB. Tem como objetivo refletir o espaço escolar e a produção das culturas infantis. A discussão parte da percepção desse espaço a partir das relações nele estabelecidas pelas crianças, identificando-o, nessa perspectiva, como um lugar de encontro de infâncias, de corpos brincantes e experiências lúdicas que se manifestam e são potencializadas por elas nesse espaço. Na visão institucional, tais relações por vezes passam despercebidas, tornam-se invisíveis ao olhar adulto, denotando o distanciamento existente entre a instituição escolar e as crianças. 

     

  • Palavras-chave
  • Crianças. Culturas Infantis
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2: Culturas Infantis
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A publicação de resumos expandidos no  evento observou as seguintes normas:

O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:

1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0

  • Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;

  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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