REFLETINDO SOBRE O GÊNERO POEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA
Gabrielle de Lima Sousa
gabrielle.lima87@gmail.com – PMCG/UFCG
Objeto de estudo
O estudo busca refletir acerca da abordagem do gênero poema na prática pedagógica da Educação Infantil, compreendendo que a Literatura Infantil se apresenta como um grande instrumento para o desenvolvimento da criança e, necessita ser efetivada de modo prazeroso no ambiente educativo.
Objetivo geral
Apresentar um relato de experiência com o gênero poema, vivenciada em uma turma de Pré-escolar I, na Escola Municipal Professor Luiz Gil, localizada em uma área rural de Campina Grande-PB.
Referencial Teórico
Os estudos acerca da Educação Infantil cada vez mais vêm ganhando destaque entre os pesquisadores da educação. Os documentos legais apontam essa fase como a primeira etapa da Educação básica, além de compreender a criança como sujeito histórico, pensante e de direitos que, por meio de suas interações, brinca, imagina, significa as suas culturas (DCNEI, 2010).
Oliveira (2012) ressalta a necessidade de, na Educação Infantil, a criança conviver com a exploração da linguagem, acreditando que é através desta que ela produz culturas e constrói seus conhecimentos, por meio das interações com outras crianças e com adultos.
Os poemas fazem parte do gênero lírico, o qual é um modo de comunicação que pode agradar a todos, sem distinção de idade, classe social e circunstância de vida. A esse respeito, Silva e Arena (2012, p. 5) destacam:
[...] a literatura deve fazer parte da vida da criança também na escola da pequena infância, de forma provocada, intencional, em que as situações de contato com a literatura sejam criadoras de novas necessidades de ler, de conhecer, de expressão e de se prazer por meio da relação dialógica que se estabelece com ela.
A experiência estética com o gênero poético acontece por meio do universo sensorial, um misto de escuta, visão, cheiro e sabor das palavras que aguça a construção poética do texto, a brincadeira com as palavras, unidas em harmonia (RESENDE, 2000).
Conforme Vasconcelos (2011), o poema, através da combinação de formas, sons e significações, auxilia o sujeito a refletir sobre suas experiências, enriquecendo suas vivências com diferentes olhares e perspectivas. Contém episódios de caráter figurativo, constituídos da união de som e imagem que, combinados, revelam seus sentidos por meio da linguagem. No que tange à temporalidade, o tempo no texto lírico não ordena os fatos, pois focaliza uma emoção, um sentimento, a expressão, daí não focar uma sequência puramente cronológica.
A respeito da mediação da leitura dos textos poéticos, cabe-nos destacar que ela pode ser feita tanto pela professora quanto pelas crianças, explorando a ludicidade, enfatizando os fonemas que são destacados, as rimas, as entonações e o ritmos, proporcionando um leque de significados para o texto (RAMOS, 2011).
Metodologia
O referido trabalho trata-se de um estudo de cunho social, partindo da nossa realidade enquanto professoras, a fim de apresentar o nosso eixo central, o gênero poema, como um dos caminhos norteadores para as experiências estéticas das crianças na educação infantil. Minayo (1998, p. 17) diz que “nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema de vida prática”. Nos resguardamos em referenciais teóricos que promovem uma prática educativa por meio de uma concepção dialética e com afinidades na abordagem histórico-cultural destacada pela psicologia vygotskiana (SAVIANI, 2013).
Resultados
Tivemos como experiência a leitura do poema “O Pato”, de autoria de Vinicius de Moraes, escolhido a partir de um momento interativo entre crianças (4/5 anos de idade) e professora, em uma turma do Pré-escolar I, no qual o referido animal, comumente encontrado na área rural do Capim Grande, onde se localiza a escola, tornou-se o assunto da conversação.
Destacamos para a turma que havia um poema sobre a temática e, de modo planejado, construímos uma prática em que o poema foi o nosso objeto de estudo. Utilizamos as estratégias de leitura discutidas por Ramos (2011), a fim desenvolver a sensibilidade poética das crianças e proporcionar descobertas significativas para o grupo, atentando para a autoria, a estrutura do poema, os diferentes modos de ler e a apreciação e a interpretação, valorizando as potencialidades que o poema apresenta para o desenvolvimento do leitor iniciante.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo. Biruta, 2012, p.70-102.
MINAYO, Maria Cecília de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: ______. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis - RJ: Vozes, 1998. p. 9-29.
RAMOS, Fabiana. A literatura infantil e o desenvolvimento da criança: dos caminhos possíveis e nem sempre trilhados na Educação Infantil. In: RAMOS, F. R. de; LEAL, F. de L. A.; SOARES, L. de M. R. (org.). Educação Infantil: construindo caminhos. Campina Grande: EDUFCG, 2011. p. 11-26.
RESENDE, Vânia. Literatura infantil & Juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas-SP. Autores Associados, 2013.
SILVA, Greice Ferreira da e ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, n. 6, dezembro de 2012, p. 5.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. Poesia é coisa de criança?: reflexões sobre a abordagem do gênero poético na Educação Infantil. In: RAMOS, F. R. de; LEAL, F. de L. A.; SOARES, L. de M. R. (org.). Educação Infantil: Construindo caminhos. Campina Grande: EDUFCG, 2011. p. 27-45.
A publicação de resumos expandidos no evento observou as seguintes normas:
O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:
1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
5. Resultados
6. Referências
A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0
Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;
Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;
Alinhamento dos parágrafos justificado;
Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;
Página tamanho A4.
Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
Comissão Organizadora
IV Seminário EI
Comissão Científica
Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira
ivseminarioei@gmail.com