O CURRÍCULO DESENVOLVIDO/VIVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO (EIC) E SUAS ESPECIFICIDADES

  • Autor
  • EDILEIDE RIBEIRO PIMENTEL
  • Resumo
  •  

    O CURRÍCULO DESENVOLVIDO/VIVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO (EIC) E SUAS ESPECIFICIDADES

    Edileide Ribeiro Pimentel

    E-mail: profaedileide@bol.com.br

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Profa. Dra. Denise Maria de Carvalho Lopes

    E-mail: denisemcl@terra.com.br

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

     

    Introdução: O currículo da EIC deve ser desenvolvido/vivido considerando os saberes, os modos de viver e as culturas infantis, do/no contexto do campo. Sarmento e Pinto (1997)  explicam  a concepção de infância como uma categoria social, pressupõe que, como crianças, sejam reconhecidas, como atores sociais de pleno direito, ainda que, com características específicas. O conceito de infância nas atuais diretrizes, dialogam com as atuais concepções sobre criança, sendo o ponto de partida para conceber a infância. As preocupações geradoras da pesquisa, se deram a partir da escuta de relatos de professores, que atuavam na EIC, sobre suas dificuldades em desenvolver o currículo e a prática pedagógica, especialmente em lidar, com a  diversidade dos agrupamentos multietários e do (re) conhecimento de especificidades do contexto do campo e dos sujeitos/crianças, e das práticas pedagógicas e os currículos. Se faz necessário saber qual a especificidade do currículo desenvolvido/vivido com crianças no contexto da educação infantil do campo? O objeto de estudo  é o currículo vivido/desenvolvido na Educação Infantil do Campo numa turma multiidade em São Paulo do Potengi/RN. O objetivo geral é analisar especificidades próprias do currículo desenvolvido/vivido por crianças e professores no contexto da Educação Infantil do campo. Referencial teórico: Oliveira (2010) define currículo como "balizador de ações", Kramer (1997), como diretrizes práticas e aspectos técnicos que viabilizem sua concretização, Silva; Pasuch (2009) nas Diretrizes mostram as identidades, praticas e as possibilidades da pratica pedagógica, Oliveira (2009) retrata os significados da Educação Infantil para crianças rurais, Barbosa [et al.] (2012) revela a “oferta e demanda de educação infantil no campo” e Silva; Silva, Martins, [org.] (2013) mostram as Infâncias do campo, seus modos de viver e conceber, Barbosa (2012) mostrou a Educação da criança de 0 a 5 anos moradoras em áreas rurais, precisam considerar que elas crianças vivenciam suas infâncias imersas em seus grupos culturais e constroem, com adultos e outras crianças, sua autoestima e suas identidades pessoais e coletivas. Silva, Pasuch, Martins (2012) na “Infâncias do campo”, que é preciso partir dos modos de viver e conceber, as infâncias de crianças moradoras de vários territórios rurais do país. Leal; Pasuch (2013) abordam as Políticas, propostas e estudo para a superação de invisibilidade. As contribuições dos  pesquisadores pontuados, dialogam com a Resolução Nº 2 de 28 de abril de 2008, com a Resolução Nº 17 de dezembro de 2009 que Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e as Diretrizes Curricueas Nacional da Educação Basica (DCNEB) (2013) que tem fundamental importância, para pensar o currículo na e para a Educação Infantil, onde define quem são os povos do campo, fica claro a variedade dos campos no Brasil e a necessidade de pensar o currículo como um conjunto de experiências e práticas. Conforme Dantas (2016) se o currículo é considerado como conjunto de experiências vividas, planejadas e/ou não pelos adultos responsáveis por crianças nas instituições, mesmo quando não há um documento-registro de intenções e ações (proposta documentada), há a vida de relações, que se processam no cotidiano e que educam as crianças sistematicamente, pois o currículo vivo/vivido consiste em experiências concretas, em que são compartilhados significados e sentidos sobre o mundo e sobre si mesmas, e que vão sendo, com a força de ser “todo dia”, apropriados e recriados pelas crianças, mediante a mediação dos outros com quem interagem. Metodologia: Os aportes metodológicos nessa pesquisa, se alicerçam nos princípios da abordagem qualitativa, segundo os estudos de Bogdan; Biklen (1994) e Freitas (2002), bem como, os princípios da abordagem Histórico-cultural de Vygotsky para a pesquisa sobre processos humanos e as proposições do Dialogismo de M. Bakhtin, para a pesquisa em Ciências Humanas. Os procedimentos de construção dos dados, se deu através de uma observação participante com registro em diário de campo, uma entrevista semi-estruturada, com as duas professoras da turma da Educação Infantil e a análise em alguns documentos como: projetos, planos de trabalho,  materiais didáticos de uso das crianças, livros e cadernos de planejamento. Para Laville; Dionne (1999) a observação revela-se certamente nosso privilegiado modo de contato com o mundo real, é observando que nos situamos, orientamos os nossos deslocamentos, reconhecemos as pessoas, emitimos juízos sobre elas. Quanto a entrevista, ela oferecem ao entrevistador uma amplitude de tema considerável, que lhes permitem levantar uma série de tópicos e oferecem aos sujeitos a oportunidade de moldar o seu conteúdo. (BOGDAN; BIKLEN 1994). Resultados: No decorrer das atividades desenvolvidas pelas professoras, algumas demonstram uma aproximação com algumas das especificidades próprias do contexto das crianças, sem vincular-se a uma visão romântica ou estereotipada da zonha rural. Esta pesquisa em desenvolvimento, nos  aponta algumas caminhos de reflexão para compreender a especificidade da EIC, dos quais destacamos: o que é especificod do curricuo do cotnexot urbanao, como parâmetro para o currículo da zonha rural?, onde se distanciam e onde dialogam, sem se deixar levar pelos estereótipos? Tais questionamentos, podem  constituir-se farol na busca das respostas à pergunta de partida.

    Palaras-chave: Educação Infantil do campo, currículo, especificidades.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil do campo, currículo, especificidades.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
Voltar Download

A publicação de resumos expandidos no  evento observou as seguintes normas:

O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:

1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0

  • Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;

  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

Comissão Organizadora

IV Seminário EI

Comissão Científica

Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira

 

ivseminarioei@gmail.com