LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Cintia Baião Barros Tavares - cintiabdeb@gmail.com – UFCG
Laiza Kamila dos Santos Silva- laizakamillapedagogia@gmail.com- UFCG
Desde a Grécia antiga a música constituiu-se de modo basilar na formação dos cidadãos adjacente a Filosofia e a Matemática. E no decorrer do processo histórico na educação fez-se presente na Idade Média, no Brasil, os jesuítas usavam -a para catequizar os nativos. Com essa breve exploração histórica percebe-se que a música na educação não é recente assim. Todavia, na Educação Infantil observa-se que a música está ligada a formação de hábitos atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, além com recurso de memorização de letras do alfabeto, números e cores, assim como apontam os Referenciais Curriculares para Educação Infantil.
Por conseguinte, a música está presente em diversos momentos da vida humana, estudos apontam que antes mesmo do nascimento os bebês são estimulados sonoramente, logo, a música é inserida na vida do ser humano ainda dentro do útero. Nessa acepção, a música é inerente ao ser humano, quando estamos tristes ouvimos uma música conforme nosso estado emocional.
O presente estudo tem como problemática quais as contribuições da música ao desenvolvimento das crianças, nesse sentido, objetivamos refletir acerca das contribuições da linguagem musical ao desenvolvimento da criança.
Para a elaboração deste estudo utilizou-se a abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, que segundo Fonseca (2002, p. 32), "a pesquisa bibliográfica é feita a partir de um levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites”. Desse modo, foram relacionados materiais mediante a temática proposta para dar subsídios as discussões.
A relevância da música para o desenvolvimento integral da criança
A música é uma prática humana, que segundo Faria (2012) é decorrente da relação estabelecida entre o som e silêncio, resultante das vibrações intencionais e expressivas entre as pausas e sons, desse modo, são os elementos musicais a altura, (grave ou agudo); intensidade (variações entre som forte e fraco); duração (que varia do mais curto ao longo); timbre (fonte sonora, diz respeito que cada pessoa ou instrumento tem seu timbre característico capaz de reconhecê-lo).
Na Educação Infantil é a modalidade mais propicia para a criança se desenvolver-se é nessa perspectiva, que a inserção da música no trabalho pedagógico na referida modalidade de educação torna-se essencial para o desenvolvimento da criança
Por conseguinte, em relação ao desenvolvimento da linguagem musical nas crianças, a música subsidia o desenvolvimento da criança dentro do útero da mãe, nessa fase a criança responde aos estímulos sonoros. Nessa acepção, a música na Educação Infantil possibilita a criança expressa-se, desenvolver-se cognitivamente além de promover o desenvolvimento social das crianças, através de uma roda de conversa.
Nesse contexto, a Educação Infantil é a primeira instituição que oportuniza a interação social com o meio além da família, nesse sentido, as autoras Gohn e Stavracas (2010, p. 98), compreendem que essa etapa da educação “possibilita o contato com as práticas musicais, que auxiliam o educando na estruturação e superação das etapas de seu desenvolvimento” e quando a criança constrói suas “estruturas mentais tem a possibilidade de desenvolver-se nos aspectos cognitivos, fazendo com que a sua relação com o mundo resulte em novas aprendizagens significativas e repletas de criatividade” (idem).
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a música está inserida nos campos de experiências, denominados de Traços, sons, cores e formas, na qual preconiza que a criança tem oportunidade de se relacionar por meio das diversas linguagens, entre elas a linguagem musical possibilitando a criança “conviver com diferentes manifestações artísticas […] vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual” (BRASIL, 2017, p. 39).
Segundo Guilherme (2010, p. 157) Musicalizar significa “construir o conhecimento musical humano, possível de ser realizado em casa, e na escola, desde os primeiros meses de vida de um bebe ainda no útero materno”, além disso, a música subsidia o “desenvolvimento psicológico das crianças ou na humanização, no sentido de desenvolver a sensibilidade e estética auditiva.
Nessa perspectiva, os RCNEIs (BRASIL, 1998, p.45), assinalam que:
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
Ante ao exposto, é perceptível as inúmeras contribuições que a inserção da música na Educação Infantil pode ser significativa para aprimorar e desenvolver a percepção, expressão possibilitando assim, o desenvolvimento do indivíduo, como sujeito social.
Os dispositivos legais que orientam e norteia o direito da criança se expressar na Educação Infantil são importantes pois preconizam entre os vários direitos que a criança tem um deles é o de se expressar por várias linguagens, inclusive pela linguagem musical.
No contexto da Educação Infantil, a música contribui para o desenvolvimento das crianças em seus aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. Nessa acepção, torna-se relevante para a formação da criança vivenciar os diversos sons da natureza, do ambiente em que esteja e consequentemente a linguagem musical, contribui para o processo educativo e formativo das crianças.
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