Resumo
O referido trabalho traz resultado de estudo desenvolvido para o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Teve como objetivo investigar a importância da brincadeira na Educação Infantil, como ela está presente nas atividades diárias da pré-escola investigada e como é compreendida neste espaço: se com um fim em si mesma ou com a finalidade de aprendizagem de conteúdo. Além disso, buscou-se verificar elementos culturais presentes nas brincadeiras das crianças. A pesquisa foi desenvolvida com crianças de 3 a 4 anos. Foram realizadas 3sessões de observação perseguindo-se os objetivos propostos. Com relação aos resultados obtidos foi possível constatar que a brincadeira está presente no contexto da pré-escola e que as crianças sempre encontram uma forma de brincar, de criar situações, embora por algumas vezes o professor não perceba a brincadeira.
Palavras-chave: Brincar. Criança. Pré-escola.
Introdução
O reconhecimento da importância do brincar já está atestado pelo grande interesse de pesquisadores, oriundos de diferentes áreas, em diferentes países, em pesquisar sobre a brincadeira numa perspectiva livre. Tais pesquisas têm reconhecido que o brincar, através da interação ente pares, colabora com o desenvolvimento da criança e com a criação e recriação da cultura. Tal afirmação é reforçada ainda nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), único documento de caráter mandatório desta primeira etapa da educação básica e que traz como eixos norteadores de qualquer prática juntos às crianças nestes espaços a brincadeira e as interações.
O trabalho encontra fundamento teórico em Bomtempo (1999); Carvalho (2011); Haddad (2012); Kishimoto (2001); Lima (2009) e Maynart (2010). Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a importância da brincadeira na Educação Infantil a partir da observação de uma turma de crianças de 3 a 4 anos, em uma instituição pública municipal de Coité do Nóia, Alagoas. Teve como objetivos específicos: verificar se a brincadeira livre está presente nas atividades do cotidiano da pré-escola investigada; identificar como a brincadeira é compreendida neste espaço: como um fim em si mesmo ou com a finalidade de aprendizagem de conteúdo e verificar elementos culturais presentes nas brincadeiras das crianças. A relevância da mesma está em problematizar o lugar que o brincar tem encontrado na educação infantil bem como o papel do professor enquanto promotor de espaços livres de brincar dentro das creches e pré-escolas.
Metodologia
O estudo realizado utilizou como recurso o diário de bordo para registro do observado, detalhando-se falas, expressões, comportamentos e quaisquer acontecimentos considerados relevantes. Após a recolha dos dados, estes foram transcritos em detalhes contendo falas, expressões, a partir do interesse proposto no estudo a fim de trazer as agências das crianças nas brincadeiras e o quanto nestas atividades livres elas revelam aspectos sobre como compreendem o mundo, as pessoas e como compartilham significados e constroem cultura.
Resultados
Os dados da pesquisa aqui citada revelam que a brincadeira estava presente na rotina diária da turma de pré-escola investigada, mesmo que na maioria das vezes acontecesse apenas no recreio ou quando as crianças encontravam um jeito de brincar. Durante o período de observação notou-se que a professora estava preocupada que as crianças permanecessem quietas em seus lugares prestando atenção nas tarefas conteudistas, o que nos leva a crer que seu maior objetivo seria garantir a alfabetização das crianças. Porém, ainda nesse contexto, as crianças encontravam uma forma de brincar e de burlar alguns momentos enfadonhos ou pouco interessantes para elas.
Percebeu-se que nas brincadeiras observadas os objetos eram utilizados pelas crianças e enriqueciam a brincadeira, ao tempo que eram transformados por estas, como exemplo, o estojo de lápis que se tornou um carrinho. Verificou-se também que as crianças tendem a brincar, porém, suas brincadeiras são sempre limitadas e interrompidas pelo adulto, sendo um dos motivos pelo qual isso ocorre porque as crianças estão a todo o momento em um espaço inadequado, interagindo de maneira controlada, pois a educadora enfatizava sempre que elas deveriam brincar sentadas e cada uma em suas cadeiras.
Conclui-se que é necessário que o brincar faça parte da rotina da pré-escola como parte integrante do planejamento, sendo reconhecido como início de toda e qualquer ação desenvolvida com a criança. Sendo assim, a creche e a pré-escola devem proporcionar momentos de espontaneidade, de criação, promoção de espaços e materiais para a brincadeira livre, pois o brincar possibilita que as crianças se tornem autônomas, capazes de lidar com seus próprios sentimentos, com conflitos existentes, com a manutenção da cultura lúdica infantil, além de contribuir para a aprendizagem da criança.
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1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
5. Resultados
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IV Seminário EI
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