CONTOS DE PÁTIO: OUVINDO E CONTANDO... ESTOU SÓ COMEÇANDO!
Alanna Felix de Almeida – alannatreze@hotmail.com
Anny Heloisa Porto Ribeiro Silva – annyheloisa_joaofelipe@hotmail.com
Rozana de Souza Braz – rozanabraz13@gmail.com
Objeto de Estudo
Leitura
Objetivo Geral
Conduzir o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrir o maravilhoso universo da literatura infantil
Referencial Teórico
A literatura infantil é um instrumento de construção do conhecimento, quando colocada em prática de forma adequada, se torna uma atividade prazerosa, não algo cansativo. Segundo CARVALHO (1997, p. 37)
Para vivermos em nossa sociedade, faz-se necessário saber ler e para isso há que se considerar a leitura de diferentes linguagens como da linguagem verbal, da linguagem visual, auditiva, olfativa, gustativa, bem como os gestos, os sons, os sentidos, as coisas, os traços, as linhas, a natureza, os comportamentos, a moda, a televisão, o cinema, o teatro, enfim, tudo o que é vivo e significativo.
Um elemento essencial na formação da criança é a leitura. Ler é o que proporciona o crescimento interior, leva-nos a viver as mais diferentes emoções, possibilitando a formação de nossos próprios sentimentos. Através da fantasia dos Contos, a criança encontrará estímulos sadios e enriquecedores que serão a tônica de sua motivação e crescimento como pessoa.
O processo de iniciação a leitura teve início na civilização, no qual os homens procuravam entender os sinais deixados por seus antepassados. O aperfeiçoamento da leitura partiu da leitura formal, onde buscava-se padronizar as informações que seriam repassadas.A partir disto, a leitura tornou-se uma necessidade para a sobrevivência, tendo sido aperfeiçoada ao longo dos anos.De acordo com Kilian e Cardoso (2012, p. 2)
Relatam que, segundo relatos históricos e arqueológicos, foi na Babilônia onde tudo começou. Hoje, dessa cidade só restam ruínas na região Mesopotâmica do Egito. Seu povo foi o precursor de muitos avanços da civilização como, por exemplo, agricultura, arquitetura, comércio, astronomia, direito, escrita. Nesse local, surgiram as primeiras inscrições do que viria a consumar o nascimento de uma prática revolucionária - a leitura.
Metodologia
Esse projeto pretende ampliar um trabalho já iniciado nessa instituição, cujo o tema foi: Contos de Pátio. Nesse propósito, buscaremos envolver as turmas de alunos da Educação Infantil, num processo ensino aprendizagem interdisciplinar, contextualizado, tendo como ponto de partida o acolhimento das nossas crianças ao ambiente escolar e a magia da literatura.
O projeto “Contos de Pátio” foi inspirado a partir de uma experiência exitosa na cidade do Recife; lá foi batizado de Contos de Garagem, tendo como mentora, a autora de cordel e escritora Érica Montenegro.
Dessa forma, adaptamos a nossa realidade de creche e criamos o projeto “Contos de Pátio” no qual reunimos e envolvemos a s turmas de educação infantil da instituição e proporcionamos momentos de viagens ao mundo encantado da leitura; num processo de ensino aprendizado interdisciplinar contextualizado.
O projeto foi realizado na Creche Municipal Irmã Santana, na cidade de Pocinhos. Aonde atendíamos cerca de 200 crianças, em período integral. Foi vivenciado no período de julho a agosto de 2017. Durante seu percurso proporcionamos as crianças momentos de aprendizagem e interação a partir da literatura infantil. Tivemos a oportunidade de visitar a biblioteca municipal de Pocinhos, recebemos a visita da escritora Érica Montenegro para uma manhã de contação de histórias e autógrafos de suas obras.
Resultados
Ao pensarmos em conduzir nossos alunos a partir do berçário ao mundo da imaginação procuramos refletir nas estratégias para alcançarmos o objetivo, de modo que toda a creche se envolvesse e interagisse no projeto. Pois enquanto coordenação pedagógica necessitaríamos de oferecer sugestões adequadas para nortear as intervenções pedagógicas do professor em sala de aula.
Inicialmente, participamos de uma formação para contadores de histórias. Onde nos foi apresentado diversas estratégias para despertar o prazer pela literatura infantil nas crianças e adultos. Elencamos alguns procedimentos sugeridos na formação, adaptamos a nossa faixa etária e vivenciamos com o nosso corpo docente.
A próxima etapa agora dependeria tão somente do professor. Cada profissional escolheu seu conto ou sua fábula orientado a executar as atividades de maneira interativa, interdisciplinar e contextualizada, aonde todos deveriam ser protagonista de alguma forma. Houve várias abordagens desde dramatização, a musicalização, visita a biblioteca municipal, momentos de contação de histórias fora do espaço escolar, como também, o envolvimento da família através da “sacola de leitura” , a visita da escritora e contadora de histórias Érica Montenegro, desfile cívico pelas ruas da cidade e culminando com a mostra cultural, onde toda comunidade foi convidada a assistir de apresentações teatrais e prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o projeto.
Referências
CARVALHO, Neuza C. de. Proleitura. Unesp, Uem, Uel. Agosto/97. Ano 4. nº15.
KILIAN, Carina; CARDOSO, Rosane Maria. Práticas de leitura literária: os casos de França e Brasil. [2012].
A publicação de resumos expandidos no evento observou as seguintes normas:
O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:
1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
5. Resultados
6. Referências
A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0
Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;
Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;
Alinhamento dos parágrafos justificado;
Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;
Página tamanho A4.
Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
Comissão Organizadora
IV Seminário EI
Comissão Científica
Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira
ivseminarioei@gmail.com