O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

  • Autor
  • Maria Joseane Araujo Santos
  • Resumo
  • O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES  E PRÁTICAS  

     

    Maria Joseane Araújo Santos

    Mj4422@gmail.com

    1. Objeto de estudo

    O trabalho tem como objeto de estudo o ensino de artes visuais. A proposta da pesquisa é refletir sobre as concepções do ensino de artes visuais propostas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI) e como os professores desenvolvem o ensino de artes visuais na educação infantil, em escolas municipais de Lagoa Seca-PB. Dessa forma, esse estudo esta norteado por algumas questões, dentre elas, destaco as seguintes: Qual a concepção do ensino de artes visuais defendido na política educacional brasileira? A partir do que esta proposto no RECNEI, como os professores da educação infantil da rede pública municipal orientam suas práticas?

    1. Objetivo geral

    Analisar a concepção do ensino de artes visuais proposto no RECNEI e a partir dessa proposta, analisar a prática de professores voltadas para o ensino de artes visuais, na educação infantil, em escolas na rede municipal de Lagoa Seca – PB.

    1. Referencial teórico

    A arte está presente no mundo desde o início da história da humanidade, ou seja, desde as imagens desenhadas nas cavernas e sempre esteve presente em praticamente todas as formações culturais. Enquanto processo criador entende-se que a arte é o elo que faz o ser humano ligar-se a vida, porém a área que trata do ensino de arte tem um caminho relativamente recente e coincide com as reformas educacionais que caracterizaram o século XX nas diferentes esferas do mundo.

    Considerando a importância do ensino de arte, em 1971 através da LDB 5692/71 o ensino de arte foi legitimamente incluído no currículo escolar intitulado como “Educação Artística”, desempenhando apenas o papel de “atividade educativa” e não como disciplina. Conscientes da importância e necessidade do ensino de arte para o desenvolvimento intelectual das novas gerações, a arte/educadores se organizaram e lutaram politicamente para garantir a presença da arte no currículo escolar.

    Segundo Buoro (2002) não existia no currículo escolar anterior aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI) nenhuma preocupação formalizada pelo Ministério da Educação que envolvesse o ensino de arte voltado à construção do conhecimento de leitores de imagens.

    Os estudos realizados apontaram que o ensino de arte no Brasil diz respeito ao grande descompasso entre a produção teórica e o acesso dos profissionais a esta produção, visto que, muitos professores desconhecem os pressupostos teóricos o qual se baseiam o conhecimento em arte, sem falar que poucos refletem sobre as práticas institucionalizadas propostas pelas políticas educacionais.

    A análise realizada por Maranhão (2015), objetivou analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais em uma instituição de Educação Infantil, bem como refletir a partir da observação de sala de aula como tal ensino é agenciado. Os resultados da pesquisa apontaram a carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. Segundo o autor, é preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças.

    1. Metodologia

    A pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Optamos por essa análise, visto que, “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos”(MINAYO et al, 2002, P. 22). 

    Considerando a importância do ensino de artes na Educação Infantil, e do meu envolvimento e interesse pessoal com o mesmo, realizarei uma analise documental para identificar e analisar as concepções de arte existente no RECNEI. Essa analise consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma finalidade específica que interessa o estudo. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras no município estudados, no intuito de identificar concepções sobre o ensino de arte visuais.

    1. Resultados

                O projeto que busca analisar a concepção do ensino de artes visuais proposto no RECNEI e a partir dessa proposta, analisar a prática de professores voltadas para o ensino de Arte visuais, na educação infantil, na rede municipal de Lagoa Seca-PB, não obtém resultados de pesquisa. A proposta da investigação se constitui em um projeto que será submetido a um programa de pós graduação. O estudo busca contribuir para uma discursão acerca do ensino de arte visuais na politica educacional no Brasil e refletir sobre a prática dos professores tomando como referencia esse referencial. 

    1. Referências

     BUORO, Anamelia. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ/Fapesp/Cortez, 2002, p. 0 – 55.

    BRASIL Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394/96 de 20 dezembro de 1996. Brasília, DF, Diário Oficial: MEC, 1996.

    MARANHÃO. Dominique Cristina Souza de Sena. Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa escola pública municipal de Natal/RN. Natal/RN. 2016.

  • Palavras-chave
  • Artes visuais, Educação Infantil
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

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  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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