SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Da inserção local ao processo de internacionalização
O Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), promovido anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), é um evento técnico-cientifico que ingressa na agenda da Ciência da Informação do Brasil e de outros países, objetivando aglutinar discentes, docentes, egressos e pesquisadores da Ciência da Informação e de áreas afins que se interessam por essas temáticas.
Pensado e iniciado, no ano de 2019, como evento local, com a finalidade de promover a comunicação e a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento no programa, o seminário a cada ano ganha novos contornos, procurando atender às expectivas e às demandas locais e regionais, sem perder de vista as ampliações e os desdobramentos nacionais e internacionais, em movimentos crescentes, respectivamente, de inserção nacional e de internacionização, conforme estabelecem as políticas institucionais de avaliação, notadamente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse horizonte, o IV Siti foi realizado no período de 26 a 28 de abril de 2023, com uma programação composta por conferências de abertura e de encerramento, mesas redondas e apresentações de pesquisas em andamento e concluídas.
No que concerne à ampliação da inserção local, regional e nacional, merece registar que o Siti, além do público interno, discentes e docentes do programa, é destinado a discentes, docentes, egressos e profissionais de Ciência da Informação e áreas afins que se interessam por conhecimentos em informação, tecnologia e informação, em duas modalidades, painelistas e ouvintes. Essa ampliação se deu, sobretudo, nas duas últimas edições, a partir do movimento de integração com os cursos de graduação em Adminitração, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas, que se apresentam como áreas majoritárias de origem dos ingressantes, e com as participações de discentes, docentes, egressos e pesquisadores de diferentes regiões do país, que realizaram comunicações de pesquisas e palestras, em mesas redondas. Entre os estados de origem desses, além de Alagoas, podem ser citados Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
No processso de internacionalização, há a participação de pesquisadores de alguns países, incluindo três continentes, saber, América do Norte (México), América do Sul (Perú) e Europa (Espanha e Portugal). Na edição de 2023, em particular, ressaltam-se a conferência de abertura, “Inteligencia artificial y desinformación: redefiniendo la información que consumimos”, ministrada pelo Professor Doutor Jonathan Hernandez Perez, do Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), México, e a conferência de enceramento, “Contribuciones teóricas y metodológicas de la análisis de dominio en Ciências de la Información”, ministrada pelo Professor Doutor Daniel Martínez-Ávila, da Universidad de León (ULe), Espanha.
Nas participações nacionais, contemplam-se as palestras de Henrique Soares e Ana Sandes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado de Alagoas (Sebrae/AL), de Uziel Brabosa, “Ideias inovadoras para o sucesso de eventos: o caso da plataforma Doity”, que expôs, sobretudo, as potencialidades tecnológicas e de inovações contemporâneas no planejamento e na organização de grandes eventos técnico-científicos.
Ademais, destaca-se ainda a mesa redonda “Ciência, Tecnologia e Inovação: o papel das universidades na produção de conhecimento e das políticas de comunicação e divulgação científicas”, que teve como palestrante a Professora Doutora Dalgiza Andrade Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG). E, complementando o painel nacional, foram realizadas as apresentações “A produção de patentes nas universidades públicas brasileiras”, por Maria de Fátima Pinto Coelho (PPGGOC/UFMG), “A produção de patente na Universidade Federal de Minas Gerais: análise cientométrica”, por Jonas Aron Cardoso Diniz (PPGGOC/UFMG), e “Proposta organizacional de confronto à leniência da Ciência Aberta em universidades públicas”, por Nivaldo Calixto Ribeiro (PPGGOC/UFMG).
No cenário local, destacam-se as comunicações orais realizadas por mestrandos e graduandos, em colaboração com os seus respetivos orientadores e coorienadores, em sessões de apresentação de trabalhos organizadas por linhas de pesquisa, Produção, Mediação e Gestão da Informação, e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos. Nas linhas de pesquisa, as apresentações foram organizadas por aproximações temáticas, objetivando o melhor debate acerca dos trabalhos apresentados.
Esta edição do Siti se caracterizou, sobretudo, por três movimentos convergentes que representam a crescente em trono da qualificação e da consolidação do PPGCI/UFAL, a saber, a integração (graduação e pós-graduação), a inserção (local, regional e nacional) e a internacionalização (Espanha e México). Isso só foi possível graças ao incentivo, ao apoio e ao desempenho de dicentes, docentes, egressos e instituições, direta e indiretamente, envolvidos com a realização do evento.
Em uma demonstração de afeto e de agredecimento a todos os participantes, pelo envolvimento e pela construção colaborativa, finalizo em tom poético, citando o grande alagoano Graciliano Ramos, que, em Memórias do Cárcere, afirma: “Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício, acho medonho alguém viver sem paixões.” (RAMOS, 1953).
Maceió, 28 de abril de 2023.
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Univeridade Federal de Alagoas
Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades:
Comunicação Oral (Trabalho Completo)
Pôster (Resumo expandido)
Para submissão de trabalhos, o(s) autor(es) deve(m) indicar o Eixo Temático.
A seleção dos trabalhos ocorrerá a partir da análise das submissões pela comissão científica.
Os arquivos podem ser enviados nos formato word (.doc ou .docx) e/ou formato adobe (.pdf).
As comunicações orais são sessões presenciais e públicas de apresentação de trabalhos. O tempo de apresentação na modalidade comunicação oral será de 10 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão. Os apresentadores deverão estar presentes 30 minutos antes do início da sessão para a inclusão/organização do material de sua apresentação. Serão disponibilizados projetor multimídia e computador para apresentação.
As comunicações na modalidade pôster são sessões presencias com a exposição de banner impresso e fixado no local de realização do evento. Cada autor de pôster deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho pelo período de meia hora (permanecendo junto ao pôster), relacionado na programação do Seminário. Será verificada a presença do apresentador no local do pôster, pela Comissão Organizadora e Comissão Científica.
Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados por até dois dos seus autores. Todos receberão certificado como autores do trabalho, desde que o mesmo tenha sido apresentado.
Caso o trabalho tenha sido aceito para apresentação e não tenha sido apresentado no dia e horário indicado pela organização do evento, estará automaticamente eliminado e não constará na publicação dos anais do evento.
Profa. Dra. Dalgiza Andrade Oliveira
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Profa. Dra. Nelma Camêlo Araujo
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Araujo
Equipe de Editoração Eletrônica
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Profa. Dra. Guilhermina de Melo Terra
Profa. Dra. Magnólia Rejane Andrade Dos Santos
Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Profa. Dra. Maria Lívia Pacheco de Oliveira
Prof. Dr. Willian Lima Melo
rosalinemota@gmail.com
Corpo Editorial:
Profa. Dra. Dalgiza Andrade Oliveira
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Profa. Dra. Nelma Camêlo Araujo
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Araujo
Periodicidade: Anual
Autor Corporativo: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas
Endereço:
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins
Maceió - AL
CEP 57072-900
Editora responsável: Edufal