O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial didático de oficinas temáticas do campo de estudo da ecologia e genética, respectivamente, com abordagens presentes no movimento da cultura maker e a influência desta no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foram desenvolvidas oficinas temáticas em dois momentos distintos com a participação de estudantes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) em Manaus (AM). As atividades precisaram ser adaptadas ao contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), adotando a tecnologia e criatividade como fator essencial no processo educacional. Esta atividade desenvolvida pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal do Amazonas propiciou a articulação de métodos pedagógicos recentes, interligando, concomitantemente, mecanismos relacionados à criatividade, adaptação, colaboração, prática e sustentabilidade. Após a análise geral das oficinas, foi possível observar que o uso destas atividades contribuiu para uma maior motivação e compreensão de conceitos que integram a Biologia, ficando nítida a importância da elaboração e aplicação de ferramentas didáticas que se integram nesses eixos.
Abraham Damian Giraldo Zuniga - UFT
Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva - UFNT
André Luis Campanha Demarchi - UFT
Elisangela Aparecida Pereira de Melo - UFNT
Geogia Patricia da Silva Ferko - UFPE
Geraldo Grossi Junior - UFT
Iêda Maria Louzada Guedes - UFPA
Jonas Cardoso - UNIR
Juan Carlos Valdés Serra - UFT
Kathy Camila Cardozo Osinski Senhorini - UFT
Luiz Carlos Santana da Silva - UFPA
Nilton Marques de Oliveira - UFT
Maria Fani Donabela - UFPA
Marilene Andréia Mantovani - UFT
Moacyr Salles Neto - IFTO
Priscila da Silva Oliveira - UFT
Rosilene Lagares - UFT
Rubicleis Gomes da Silva - UFAC
Sandra Moraes da Silva Cardozo - UFRR
Wagner dos Santos Mariano - UFNT