IMPACTOS DA VIRTUALIZAÇÃO DE UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR VOLUNTÁRIO DA CIDADE DE MANAUS NAS RELAÇÕES ENTRE DISCENTES E DOCENTES: A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA É REALMENTE UMA ALIADA AO ENSINO?

  • Autor
  • Luciana Camurça Castelaci
  • Co-autores
  • Beatriz Barreto dos Santos Modesto , Fabíola de Medeiros Freitas , Flavia Regina Almeida Campos Naief Moreira
  • Resumo
  •  

    A virtualização do ensino em decorrência da pandemia de Covid-19 teve diversas consequências para alunos e professores. Apesar das muitas ferramentas disponíveis e que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem nesse cenário, a desigualdade social exacerbada presente no país impede que a parcela menos favorecida da população tenha acesso aos recursos necessários. Além disso, a falta de recursos também obriga essas pessoas a ter de optar entre trabalho e educação, situação que se agravou em um cenário global de pandemia e acabou causando um aumento da evasão escolar. Dessa forma, cursinhos voluntários como o PET Cursinho, oferecido pelo grupo PET Biologia UFAM, também foram afetados por essas situações e tiveram seus desempenhos bastante prejudicados. 

  • Palavras-chave
  • Ensino remoto, ferramentas digitais, COVID-19.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Biológicas
Voltar Download

Abraham Damian Giraldo Zuniga - UFT

Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva - UFNT

André Luis Campanha Demarchi - UFT

Elisangela Aparecida Pereira de Melo - UFNT

Geogia Patricia da Silva Ferko - UFPE

Geraldo Grossi Junior - UFT

Iêda Maria Louzada Guedes - UFPA

Jonas Cardoso - UNIR

Juan Carlos Valdés Serra - UFT

Kathy Camila Cardozo Osinski Senhorini - UFT

Luiz Carlos Santana da Silva - UFPA

Nilton Marques de Oliveira - UFT

Maria Fani Donabela - UFPA

Marilene Andréia Mantovani - UFT

Moacyr Salles Neto - IFTO

Priscila da Silva Oliveira - UFT

Rosilene Lagares - UFT

Rubicleis Gomes da Silva - UFAC

Sandra Moraes da Silva Cardozo - UFRR

Wagner dos Santos Mariano - UFNT