O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Autor
  • Paulo Vitor da Silva Santiago
  • Resumo
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    Introdução

    O ensino de Geometria Plana e seus conceitos básicos são conteúdos bem recorrentes no primeiro ano do Ensino Médio. Nesse sentido, os livros didáticos seguem uma sequência cronológica, e pode ser adaptativo ao plano de aula do professor. São realizados exemplos de sequências didáticas, noções, definições, reta, ponto e plano. Entretanto, são poucas propostas relacionando o cotidiano do aluno com problemas propostos, como é observado algumas situações modelos matemáticos são bem complexa e de difícil interpretação. Essa análise de certas dificuldades podem ser trabalhadas em sala de aula com um modelo geométrico. Dessa forma, os estudantes podem visualizar uma melhor maneira de aprendizado, a proposta dessa atividade tem um suporte do software GeoGebra, cujo modelo matemático será construído pelos alunos e mediado pelo professor na disciplina de Matemática em uma Escola de Tempo Integral.

    A aplicação dessa atividade consistiu na estruturação de formas básicas da geometria plana e algumas figuras geométricas. Para visualizar a proposta didática, os estudantes anotaram os dados para a construção de formas geométricas. Com isso, pode-se observar que a ligação de cada ponto criado ao final forma um modelo geométrico de fácil interpretação. Nessa situação, baseado no estudo de Santiago, Alves e Maia (2021, p. 8), descrevem a “[...] importância de utilizar ferramentas tecnológicas criando um ambiente de discussão online ampliando a troca de experiências”, utilizou-se um aplicativo de mensagens instantâneas para envios dos arquivos de cada problema proposto.

     

    1. Fundamentação teórica

    Na busca de inovar a proposta didática, em especial no ensino de Geometria Plana, existem várias situações que podem ser trabalhadas com o apoio de tecnologias digitais educacionais para o ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Conforme Kenski (2003), descreve que a tecnologia digital surge com a narrativa constante e sequencial dos textos escritos em livros e se mostra como um processo descontínuo, seguindo a sua mudança e tempo, expressas em figuras e textos nas telas, estão em direção ao momento de sua presença.

    Nessa perspectiva,  autora faz alusão a tecnologia digital sendo implementada em várias ações do cotidiano dos alunos, demonstrado as mudanças que acontecem durante o tempo de evolução e se tornando cada vez, presente em várias situações didáticas de ensino. De acordo com Borba e Penteado (2005) ao usar um computador pessoal, o docente de matemática pode ver a necessidade de elevar suas ideias matemáticas e moldar novas formas de ensino com os alunos. Nesse sentido, o professor deve aprender a utilizar diferentes tecnologias digitais com objetivo de melhorar o desempenho profissional.

    As plataformas, softwares e aplicativos tecnológicos são importantes para inclusão de métodos didáticos nas ações em educação matemática, e atividades interativas utilizando os recursos tecnológicos diante da perspectiva da disciplina, a experimentação (BORBA; PENTEADO, 2005).

    Nesse aspecto, existem vários softwares livres, o autor Campos (2009), destaca que não são todos os professores da rede pública com conhecimento com tais ferramentas tecnológicas, e tampouco conhecem as suas utilidades para ensinar matemática. Então, a proposta da aula foi a implementação do software GeoGebra desenvolvido por Markus Hohenwarter, em 2001, traduzido pelo autor português J. Gerddes. Dessa forma o autor do software GeoGebra, Hohenwarter (2007), destaca suas características com objetos matemáticos: janela de álgebra para construção de formas geométricas utilizando os comandos de ponto, segmento, reta em diferentes representações.

     

    2. Resultados alcançados

    O presente trabalho é uma pesquisa que foi aplicada na turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola de tempo integral que está divida em etapas, desenvolvidas à medida que é repassado aos estudantes. Próxima etapa foi realizar a contagem dos participantes, e diante da realidade de cada um, as figuras foram construídas e visualizadas pelos demais colegas participantes em sala de aula.

    Figura 1 – Construção de formas geométricas pelos estudantes no software GeoGebra.

    Fonte: Elaborado pelos alunos.

    A atividade foi estruturada de acordo com plano de aula e o currículo escolar da turma, de modo a empregar de forma sistemática e encantadora com as diversidades dos conhecimentos geométricos com suporte das tecnologias digitais em sala de aula contando com aulas tradicionais.

    Os resultados foram satisfatórios por parte dos alunos, declarando sobre a percepção de notar como as figuras geométricas são construídas, e pelo software GeoGebra ser uma ferramenta tecnológica bastante eficiente no aprendizado de conteúdos matemáticos. Concluindo, a sequência didática das construções geométricas foram enviadas para o professor de matemática, as figuras em formato jpeg para análise e verificação de cada passo do problema proposto a todos da turma.

     

    Conclusões

    No presente trabalho teve-se como objetivo investigar a prática dos alunos diante do software GeoGebra da disciplina de Matemática em uma aula de Geometria Plana. A tecnologia digital educacional mostrada nesta pesquisa, além de servir como sugestão para utilização em sala de aula, pode ser trabalhar como os outros conteúdos relacionados a Geometria Plana com o software GeoGebra. Como conclusões, constatamos que a sequência didática, constitui-se como importante fundamentação na teoria e prática para analisar a apropriação tecnológica dos estudantes e evidenciar problemáticas surgidas durante a aula de matemática. Quanto ao uso do GeoGebra, conforme os autores, é um ambiente benéfico para a realização de conceitos matemáticos na construção de formas geométricas, destacando-se pelas suas possibilidades e sua instrumentalidade para ser utilizada em outras atividades escolares.

     

    Principais referências bibliográficas

    BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

    CAMPOS, A. O que é Software livre. BR-Linux. Florianópolis, 2006. Disponível em: http://br-linux.org/linux/faq-softwarelivre. Acesso em: 21 jul. 2021.

    HOHENWARTER, M. Geogebra Quickstart: Guía Rápida de Referência sobre Geogebra. Portugal, 2007. http://www.essl.edu.pt/Dep/Mat/ano%2011/geometria/manual_geogebra.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

     

    KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4.ed. Campinas: Editora Papirus, 2003. 157 p.

     

    SANTIAGO, P. V. S.; ALVES, F. R. V.; MAIA, B. M. P. Sobre a noção de Situação Didática Olímpica aplicada ao contexto das Olimpíadas Internacionais de Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/533. Acesso em: 21 jul. 2021.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Geometria Plana, GeoGebra, Ensino Médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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