HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES

  • Autor
  • Célio Moacir dos Santos
  • Resumo
  • Introdução

                Entendemos que a história não é apenas um instrumento motivador para despertar o interesse nas aulas de matemática. Para D'Ambrosio (1999) essa história é um possível instrumento de desenvolvimento racional acerca do que é trabalhado em sala de aula, tornando o processo educacional mais significativo. De acordo com Mendes (2013), atualmente, há uma ampliação dos estudos que se valem de abordagens didáticas, que fazem revisitações a momentos históricos tratando de conceitos e propriedades matemáticas.

                Para Sad (2013), na utilização da História da Matemática na Educação Básica há alguns contrapontos, que dificultam de certa maneira, essa utilização em sala de aula. Alguns professores não dão a devida importância na história e nas visões filosóficas de constituição da matemática. Além disso, outro ponto que não favorece, seria a insuficiente formação nessa área. Colabora ainda, a dificuldade no acesso a fontes seguras para consulta e o pouco tempo destinado às aulas de matemática.

                Esse cenário nos dá a sensação de que algo deve ser feito em relação às práticas pedagógicas. O professor Miguel Chaquiam propõe o uso de um diagrama-modelo nessas aulas, como uma alternativa para tentar amenizar essas debilidades. Com esse intuito, desenvolveu-se um modelo adaptado para ser utilizado por estudantes de uma turma da 1.ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, situada na cidade de Aracruz – ES. Nesse modelo foram trabalhados dentro de uma perspectiva histórica o conteúdo de sistemas de equações lineares.

     

    1. Fundamentação teórica

    Desde o início da década de 1990, pesquisadores brasileiros vem se dedicando a estudos e pesquisas sobre a História da Matemática com objetos, objetivos e métodos estabelecidos sob um sistema de três eixos dimensionais interconectados.

    Figura 1 – Os eixos e suas regiões

     Fonte: Elaboração Valente (2020, p. 218)

               

                Todas essas regiões são compostas por saberes matemáticos objetivados tratados em diferentes períodos históricos, explorando as suas possibilidades de modo a perpassar pelas suas integrações. De acordo com Valente (2020) esse processo envolve a multidimensionalidade integrativa das demais dimensões tanto no aspecto epistemológico, patrimonial, didático e pedagógico. O professor Miguel Chaquiam, também, propõe o uso de um diagrama-modelo nas aulas de matemática como uma alternativa para tratar esses saberes matemáticos historicamente, se aproximando da proposta de conexão entre os três eixos propostos (figura1). Após algumas experimentações e recomposições desse diagrama, apresentou-se um modelo no livro “História da Matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos”.

     

    Figura 2. Diagrama-modelo

    Palavras-chave

  • História da Matemática, Educação Básica, Sistema de Equação Linear
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar

Comissão Organizadora

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - ES
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cacho

Comissão Científica

Alcelio Monteiro - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Alex Jordane de Oliveira - Ifes campus Vitória
André Nunes Dezan - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Andréia Weiss - UFES campus de Alegre
Anny Resende Negreiros - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Aparecida Ferreira Lopes - PMVV/PMV
Elcio Pasolini Milli - SEDU – ES
Elda Alvarenga - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Elemilson Barbosa Caçandre - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Ellen Kênia Fraga Coelho - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Fulvia Ventura Leandro Amorim - Pólo UAB – Cachoeiro de Itapemirim
João Lucas De Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Jorge Henrique Gualandi - IFES – campus Cachoeiro de Itapemirim (Presidente da comissão)
Júlia Schaetzle Wrobel - UFES – campus Vitória
Marcela Aguiar Barbosa - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Maria Laucinéia Carari - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Organdi Mongin Rovetta - SEDU-ES
Ronei Sandro Vieira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Rubia Carla Pereira - Ifes campus Viana
Simoni Cristina Arcanjo - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Wanielle Silva Volpato - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Weverthon Lobo de Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim