A (Re)Invenção do professor de matemática durante a pandemia: um diálogo acerca da utilização de vídeoaulas

  • Autor
  • Christoan Tonete Gomes
  • Co-autores
  • Jéssica Pasetto Silva , Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon , Alba Valéria de Souza Mota
  • Resumo
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    A (RE)INVENÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA: UM DIÁLOGO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOAULAS

    Autor 1

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    Introdução

    As mudanças ocorridas na sociedade geradas pela pandemia provocada pela Covid-19, paralisaram as aulas presenciais em muitos estados brasileiros. A adaptação a esse momento delicado exigiu mudanças nas estratégias de ensino dos professores e nos processos de aprendizagem dos estudantes, haja vista que as tecnologias da informação e da comunicação passaram a ser utilizadas como estratégias metodológicas ante ao retorno ainda lento e gradual das aulas presenciais. Uma alternativa à aquisição de conhecimentos por alunos e professores nesse momento, encontra-se em vídeoaulas, um recurso audiovisual que estimula as capacidades cognitivas de seus telespectadores e auxilia no aprendizado de conteúdos escolares.

    Sendo assim, gravar vídeos e/ou utilizar alguns já disponíveis em plataformas como o YouTube, tem sido uma alternativa para estimular conhecimentos em tempos de pandemia. Desse modo, a temática se justifica à medida em que se busca refletir sobre o papel das vídeoaulas utilizadas como suporte ao ensino e a aprendizagem de matemática junto ao programa Residência Pedagógica vinculado ao curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e a escolas de rede estadual de ensino. As vídeoaulas foram elaboradas para turmas de ensino médio envolvendo conteúdos de análise combinatória, área, perímetro e relação de Euler. Por isso, nosso objetivo é dialogar, a partir de um estudo teórico, sobre a importância das vídeoaulas gravadas por nós para a aprendizagem dos estudantes nesse contexto de pandemia.

     

    1. Fundamentação teórica

    A educação vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, isso em decorrência de concepções pedagógicas e/ou governamentais que subsidiam o desenvolvimento de paradigmas educacionais. No entanto, desde 2020, a pandemia provocada pela Covid-19 modificou radicalmente a vida da população mundial. Consequentemente, tendo o distanciamento social como um dos pilares para o combate do vírus, as escolas tiveram que ser fechadas. Desse modo, conforme afirma Fronza, Reffatti, Weber e Fuchs (2020) as atividades pedagógicas implementadas pelos professores precisaram ser modificadas pelo contexto da pandemia, criando, assim, novas condições de ensino que permitam a aprendizagem dos estudantes. Assim sendo, o professor que estava acostumado a planejar e a desenvolver suas aulas de modo presencial, precisou se reinventar e pensar em métodos educacionais que estimulem a aprendizagem diante dessa nova realidade (FRONZA et al., 2020) social, cultural, econômica e política.

    Uma das alternativas metodológicas ao ensino e a aprendizagem de matemática são as vídeoaulas. No Brasil, desde 2005, com a criação do YouTube, o consumo e a produção de vídeos seguem aumentando. Uma das características importantes para esse crescimento é que “[...] a capacidade de manipular os vídeos assistidos, pausando e reiniciando, acelerando ou legendando, revendo quantas vezes quiser e compartilhando, permite que haja maior interação entre os usuários e o material informativo” (MESSER, 2019, p. 108). Assim sendo, percebemos o potencial do uso dos recursos de multimídia na educação, tendo em vista que eles têm contribuído para a reinvenção da docência durante a pandemia.

    No que tange aos meios para aquisição de conhecimento que estão ganhando força na pandemia, as vídeoaulas possuem um caráter dinâmico ao explorar recursos audiovisuais. É importante salientar que estudos da neurociência discorrem que metade do cérebro humano está vinculado ao processamento de imagens (CARDOSO, 2013). Além disso, é importante frisar que “[...] cada imagem é armazenada com sua própria informação como um coerente bloco ou conceito, de forma que processamos a informação visual 60 mil vezes mais rápido do que o texto” (CARDOSO, 2013, p. 81). Desse modo, podemos destacar que as vídeoaulas podem contribuir para a melhor apropriação dos conteúdos no cenário atual em função do caráter informativo que ela possa vir a ter. Como esse recurso é bastante captado pelo cérebro humano, se os instrumentos audiovisuais forem bem desenvolvidos, há grande possibilidade de os estudantes aprenderem matemática. 

    Destacamos também, que há características presentes nas vídeoaulas que chamam a atenção do público-alvo e despertam seus interesses. Cuidar desses pontos, é fundamental para o sucesso de uma vídeoaula, e consequentemente, da aprendizagem por meio dela. Cardoso (2013), ao discorrer sobre seus estudos acerca do uso de vídeos na educação à distância, cita que o tamanho, a capacidade de seduzir o telespectador, a enunciação dos conteúdos no início do vídeo e os objetivos que se espera alcançar com a produção, são aspectos importantes a serem considerados na confecção dos recursos supracitados.     

    Salientamos que as vídeoaulas sozinhas podem não atingir um objetivo significativo. Para melhor compreensão do conhecimento que está sendo trabalhado, elas precisam do auxílio de outros materiais, como, por exemplo, um resumo do conteúdo e/ou uma lista de atividades. Além disso, o professor pode disponibilizar momentos de diálogo com a turma toda e entre pequenos grupos de alunos. Como cita FRONZA et al. (2020), “[...] entende-se que o diálogo, a troca de informações entre duas pessoas, é uma fonte riquíssima de aprendizagem, onde através da expressão do pensamento é que o aluno consegue explicitar a relação do conteúdo com a sua realidade” (p. 05).

    Vale ressaltar que a pandemia obrigou várias adaptações na vida em sociedade, incluindo grandes mudanças no contexto educacional. A função docente nesses tempos é árdua, necessitando de reinvenção diária e enfrentamento dessa situação com ânimo. Além disso, a pandemia “misturou” os espaços sociais (casa, trabalho e estudos) o que dificultou ainda mais o trabalho e a formação do professor (FRONZA et al., 2020). Desse modo, a inserção de vídeoaulas é uma opção importante e eficiente nesse momento, pois garante o ensino, com alguma qualidade, em meio ao caos.

     

    2. Resultados alcançados    

                 Ao realizarmos uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico sobre a importância das vídeoaulas gravadas pelos residentes para a aprendizagem de estudantes do ensino médio no contexto de pandemia, nos respaldamos em artigos disponíveis na base de dados do google acadêmico. Para encontrá-los, utilizamos os descritores “ensino de matemática na pandemia” e “matemática e vídeoaulas”. Com os textos, aprendemos sobre a importância do uso de vídeoaulas no auxílio da aprendizagem em meio a pandemia provocada pela Covid-19. Além disso, nossas experiências com a elaboração de vídeoaulas nos permitiram compreender que esses recursos representam uma forma dinâmica e diferente do convencional, e que, se bem planejadas e estruturadas, podem contribuir para difundir o conhecimento escolar.

     

    Conclusões

                 Conclui-se que, apesar de as vídeoaulas serem boas alternativas para a difusão de conhecimento durante a pandemia, elas, aliadas com materiais como livros ou apostilas, além do diálogo com o professor e com outros alunos, garantem uma melhor compreensão do tema abordado. Podemos destacar também, que o docente precisa estar em constante aprendizagem, levando em conta características (tamanho e capacidade de seduzir o telespectador) que uma vídeoaula deve ter para que os objetivos de ensino sejam alcançados. Apesar das dificuldades desse período que vivenciamos, é somente com ânimo e constante reinvenção que o professor conseguirá oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade.

     

    Principais referências bibliográficas

    CARDOSO, Carlos Adriano. O vídeo instrucional como recurso digital em educação a distância. Revista de Trilha Digital, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 78-89, 2013.

    FRONZA, et. al. Possibilidades de ensino da matemática no contexto da pandemia. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ENACED) e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (SIEPEC), 2020, Santa Maria. Educação nas Ciências. Santa Maria, 2020, p.1-8.

    MESSER, Andréa Thees. “Aprendi no YouTube!” Investigação sobre estudar matemática com vídeo aulas. 2019. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Videoaula; pandemia; (re)invenção do professor de matemática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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