O presente estudo tem o objetivo de analisar o que estudantes do 1º período da Licenciatura em Matemática pensam e sabem acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos (AA) em uma instituição de Ensino Superior (ES) no Estado do Rio de Janeiro, ao levar em conta os instrumentos avaliativos. Busca descrever o modo como os estudantes dão significado conceitual a respeito dessa temática, a partir de seus depoimentos e apontamentos durante a coleta de dados. E apresenta como questão norteadora: para além da Aprendizagem Matemática, o que os Estudantes da Licenciatura em Matemática pensam e sabem acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemático, levando em conta os instrumentos avaliativos? Caracteriza-se como sendo um modelo qualitativo interpretativo cujo referencial teórico-metodológico é a Teoria da Representação Social de Serge Moscovivi e a Abordagem Culturalista de Denise Jodelet. Esta abordagem admite os questionamentos contribuintes para responder à questão norteadora da pesquisa, tais como: (1)“Quem sabe e de onde sabe? (2)O que e como sabe? (3)Sobre o que sabe e com que efeito?” (JODELET, 2001). O tratamento dos dados foi realizado a partir da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2007). Foram utilizados questionários respondidos em quatro aulas com duração de cinquenta minutos cada, em três etapas. Com resultado, os dados trouxeram a compreensão de que os discentes ancoram e/ou objetivam suas ideias e opiniões acerca da temática e a utilização dos instrumentos utilizados no contexto acadêmico com um “olhar” para as práticas avaliativas de forma reduzida em que a AA acontece de forma estanque, fragmentada e apontam ainda, em uma pedagogia tradicional: juízo de valor, processo quantitativo em prol do qualitativo.
Comissão Organizadora
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - ES
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cacho
Comissão Científica
Alcelio Monteiro - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Alex Jordane de Oliveira - Ifes campus Vitória
André Nunes Dezan - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Andréia Weiss - UFES campus de Alegre
Anny Resende Negreiros - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Aparecida Ferreira Lopes - PMVV/PMV
Elcio Pasolini Milli - SEDU – ES
Elda Alvarenga - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Elemilson Barbosa Caçandre - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Ellen Kênia Fraga Coelho - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Fulvia Ventura Leandro Amorim - Pólo UAB – Cachoeiro de Itapemirim
João Lucas De Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Jorge Henrique Gualandi - IFES – campus Cachoeiro de Itapemirim (Presidente da comissão)
Júlia Schaetzle Wrobel - UFES – campus Vitória
Marcela Aguiar Barbosa - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Maria Laucinéia Carari - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Organdi Mongin Rovetta - SEDU-ES
Ronei Sandro Vieira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Rubia Carla Pereira - Ifes campus Viana
Simoni Cristina Arcanjo - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Wanielle Silva Volpato - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Weverthon Lobo de Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim