O DESENVOLVIMENTO PENSAMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO: UMA PRÁTICA COM PROJETOS NO APLICATIVO THUNKABLE

  • Autor
  • Rúbia Carla Pereira
  • Co-autores
  • Alex Jordane , Daniel Redinz Mansur , Samuel Souza Vaz
  • Resumo
  • O DESENVOLVIMENTO PENSAMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO: UMA PRÁTICA COM PROJETOS NO APLICATIVO THUNKABLE

     

    Rúbia Carla Pereira

    Instituto Federal do Espírito Santo

    profrubiacarla@gmail.com

     

    Alex Jordane

    Instituto Federal do Espírito Santo

    alex.jordane@gmail.com

     

    Daniel Redinz Mansur

    Instituto Federal do Espírito Santo

    redinz@gmail.com

     

    Samuel Souza Vaz

    Instituto Federal do Espírito Santo

    samuvazzz@gmail.com

     

    Introdução

    ?Já é consolidada culturalmente a inserção das tecnologias na sociedade e o uso desta foi intensificado neste período de pandemia mundial.

    Contudo, a maior parte dos indivíduos são consumidores de tecnologias experientes e não trabalham na perspetiva de criar tecnologias digitais. Essa situação pode ser equiparada a ter o saber para ler, mas não para escrever. Assim, é possível que dominar a atividade de programação seja tão importante no próximo século quanto saber ler e escrever é para os dias atuais.

    Para Wing (2006) é importante incorporar a tecnologia ao currículo escolar por meio de atividades relacionadas à resolução de problemas. Por essa razão, a Matemática e a programação deveriam ser trabalhadas entre os estudantes em algum período da vida escolar, dialogando no desenvolvimento do pensamento, atuando no campo do Pensamento Computacional (PC) e do Pensamento Matemático (PM).

    ?No contexto posto, este trabalho não tem a pretensão de tornar menos importante o ensino da matemática com ênfase no conteúdo, mas debater meios didáticos alternativos para desenvolver o pensamento matemático por meio da atividade de programação. Tal formato propõe um caminho para melhorar a aprendizagem da matemática e de outras áreas de conhecimento.

    1. Fundamentação teórica

    Esta pesquisa, para desenvolver sua proposta, foi fundamentada nas bases teóricas do Pensamento Matemático Avançado de Dreyfus (2002) e do Pensamento Computacional, da tese de doutoramento de ?Brackman (2017).

    Para a teoria do Pensamento Matemático Avançado de Dreyfus (2002) os principais processos de pensamentos são: Representação (Representação Simbólica, Mental e Modelagem) e de Abstração (Generalização, Sintetização e Abstração). Dreyfus (2002) considera que o pensamento é a interação de processos, e não diferencia exatamente o Pensamento Matemático Avançado e o Pensamento Matemático Elementar (tratados na escola básica), afirmando que existem processos do pensamento da matemática elementar que podem ser tratados de forma avançada, distinguindo-os pela complexidade como são tratados e gerenciados.

    Já o trabalho de Brackman (2017), sintetiza o Pensamento Computacional em quatro pilares: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmos e propõe atividades desplugadas para o desenvolvimento desses processos.

    Embasados, principalmente, por essas duas teorias, este trabalho apresenta resultados de reconhecimentos de processos do Pensamento Matemáticos ao desenvolver projetos de programação no aplicativo mobile Thunkable.

    2. Resultados alcançados

     ?A pesquisa é de natureza qualitativa e se desenvolveu em espaços colaborativos coletivos com cinco estudantes do curso técnico em Logística do Ifes Viana sem experiência com programação, a professora orientadora e mais dois colaboradores pesquisadores.

    As reuniões eram semanais e gravadas e aconteceram ao longo 13 meses para o desenvolvimento de dois projetos. Concomitante a esta dinâmica, era fornecido material de leitura sobre a teoria. Foram desenvolvidos dois projetos e dois seminários:

    ·         Projeto 1: ?O jogo lógico. São nove botões que inicializava com duas cores aleatórias cujo objetivo era deixar todos os botões da mesma cor ao clicar. No entanto, os botões vizinhos alteram de cor ao clicar em um botão.

    ·         Projeto 2: ?Simulação de um elevador com botões externos chamamento e internos de destino.

    Dos resultados obtidos com a pesquisa:

    ?Pensamento Computacional (PC)

    Pensamento Matemático (PM)

    Análise do processo

    Decomposição (PC)

    ?- Sistematização de mapa mental para visualizar etapas e os objetivos.

    - Reconhecemos as entradas e saídas – construção de bloco de programação com resposta.

    - Decompomos o problema e executamos a programação por objetivo, entradas e respostas.

     

    ?Sintetização (PM)

    ?- A programação do jogo por etapas/blocos para cada botão.

    - Reconhecer a necessidade da criação de variáveis para resolver o problema.

    - Comparação e relação das variáveis, (execução da programação).

    - Análise os dados de resposta.

     

    ?Reconhecimento de Padrões (PC) - Generalização (PM)

    - Programação para o botão B1 adaptado aos outros botões.

    - Reconhecemos o padrão de entrada e resposta para os botões para adaptações na programação.

    - Percepção da repetição de um procedimento – Movimento (elevador).

    - Criação de bloco único de programação padronizando e simplificando o processo.

     

    Abstração (PC) - Abstração (PM)

    ?- Isolamento do objetivo de cada etapa e a programação seguia o propósito da solução do problema.

    - Estudo das variação das posições e estudo separado das situações com o comando “When”(Quando).

     

    Algoritmo (PC) - Modelagem (PM)

    ?- Construir a solução.

    -Análise o resultado final.

     

    Conclusões

    ?Percebemos com esta pesquisa que há relações comuns entre os processos de desenvolvimento do Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, e que a atividade de programação pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático.

    Com a programação dos dois projetos propostos e com a análise dos dados, a luz da teoria estudada, identificamos processos do Pensamento Matemático. Além disso, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu trocas de estratégias para a resolução do problema.

    Foi percebido também melhoria na aprendizagem da Matemática, além de desenvolver novas habilidades, como pesquisar, analisar dados e testagem das situações.

    Referências bibliográficas

    ?BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado) - UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 2017.

    DREYFUS, T. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, David (Org.). Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, 2002. p. 25–41.

    WING, Jeannette. PENSAMENTO COMPUTACIONAL – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1–10, 2016.

  • Palavras-chave
  • Pensamento computacional; pensamento matemático avançado; programação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - ES
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cacho

Comissão Científica

Alcelio Monteiro - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Alex Jordane de Oliveira - Ifes campus Vitória
André Nunes Dezan - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Andréia Weiss - UFES campus de Alegre
Anny Resende Negreiros - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Aparecida Ferreira Lopes - PMVV/PMV
Elcio Pasolini Milli - SEDU – ES
Elda Alvarenga - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Elemilson Barbosa Caçandre - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Ellen Kênia Fraga Coelho - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Fulvia Ventura Leandro Amorim - Pólo UAB – Cachoeiro de Itapemirim
João Lucas De Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Jorge Henrique Gualandi - IFES – campus Cachoeiro de Itapemirim (Presidente da comissão)
Júlia Schaetzle Wrobel - UFES – campus Vitória
Marcela Aguiar Barbosa - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Maria Laucinéia Carari - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Organdi Mongin Rovetta - SEDU-ES
Ronei Sandro Vieira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Rubia Carla Pereira - Ifes campus Viana
Simoni Cristina Arcanjo - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Wanielle Silva Volpato - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Weverthon Lobo de Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim