A formação continuada do professor que ensina matemática em tempos de pandemia

  • Autor
  • Maria Clara Sales de Carvalho
  • Co-autores
  • Grazieli do Livramento Maximo , Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon , Lilian Santana Rocha Valory
  • Resumo
  •  

    A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Maria Clara Sales de Carvalho

    Instituto Federal do Espírito Santo

    salesdecarvalhom@gmail.com

     

    Grazieli do Livramento Maximo

    Instituto Federal do Espírito Santo

    grazy-maximo@hotmail.com

     

    Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon

    Professora do Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro de Itamemirim

    thiarlax@ifes.edu.br

     

    Lilian Santana Rocha  Valory

    Professora da E.E.E.F.M  “Presidente Getúlio Vargas”

    lvalory@hotmail.com

     

     

    Introdução

    A formação inicial é aquela que qualifica o estudante a atuar como professor, nessa primeira parte da formação superior é proporcionado conhecimentos especializados tanto do conteúdo quanto alguns modos de ensiná-lo. Mesmo com essa aquisição de conhecimentos, para que haja uma formação de qualidade, os futuros docentes e os já atuantes precisam desconstruir a ideia de que apenas sua graduação lhe dará todo o suporte e habilidades práticas para que desenvolvam seu trabalho com qualidade, uma vez que a formação inicial sozinha não dá conta de tratar de todos os saberes necessários para o trabalho docente. Daí, a necessidade de se discutir a respeito da formação continuada.

    Tendo em vista o exposto, este texto discute e descreve reflexões teóricas acerca da importância da formação continuada do professor que ensina matemática em tempos de pandemia. Temos como motivação as atividades realizadas nesse momento de isolamento social no Programa Residência Pedagógica e a percepção de como nós, futuros professores de matemática, e os professores já atuantes na rede estadual de ensino, estamos preparados ou não para o novo modelo de ensino.

     

    1. Fundamentação teórica

    O contexto atual do Brasil e do mundo, no qual se tem vivenciado uma crise sanitária em decorrência ao novo coronavírus (COVID-19), tem feito a humanidade repensar as relações sociais, uma vez que, devido a essa doença, estão sendo necessárias medidas de distanciamento social e cuidados higiênicos rigorosos, para que a disseminação do vírus pela população não se expanda e cause um colapso sanitário. Desde então, o uso da tecnologia e de práticas de ensino alternativas foi intensificado nas redes de ensino, tanto públicas quanto privadas. Os sistemas de ensino do Espírito Santo, foram orientados para o uso dos meios digitais na realização das atividades no período de paralização das aulas presenciais, considerando o Decreto No 4597-R de 16/03/2020, que determinou o fechamento das escolas em função do novo coronavírus (COVID-19).

    Diante das adequações recomendadas pelo governo do Espírito Santo, assim como em outros estados pelo país, uma das maiores preocupações esteve em garantir a aprendizagem do educando, que é um processo complexo mesmo de forma presencial, quanto mais remotamente. Estudos e pesquisas apontam que os professores no Brasil buscaram recursos, formações e atividades para se atualizarem, de modo que o contexto da pandemia evidenciou ainda mais a importância desse constante aprimoramento.

    Muitos pesquisadores como Fiorentini e Castro (2003) estudam os processos de formação de professores e defendem que estes contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades capacitando-os para exercer sua função com qualidade e com um bom desempenho nas práticas pedagógicas. Uma possibilidade é a formação continuada, que tem se tornando uma alternativa muito atraente para um melhor desempenho docente no processo de ensino e de aprendizagem de matemática. A formação continuada possibilita ao professor uma renovação de suas práticas pedagógicas, repensar e aprimorando condutas construídas em sua formação inicial (FIORENTINI; CASTRO, 2003).

    Para Fiorentini (2005) “[...] participação em projetos de formação continuada e a melhoria das condições profissionais e institucionais podem contribuir para a produção e (re)elaboração dos saberes necessários a mudança curricular” (p. 38). Fanizzi (2020), discorre que a formação continuada dos professores necessita ser baseada em condições nas quais estão submetidos no trabalho e de sua demanda, para que possam suprir suas necessidades de sala de aula e tenham um melhor desempenho. Refletir a respeito da formação dos professores requer uma observação do seu dia a dia, para que alternativas metodológicas sejam pensadas e os auxiliem a contextualizar a realidade (ROSA; SILVA; SOUZA; SANTOS, 2020).

    Perez (2019) analisa as dificuldades da efetivação do ensino híbrido em matemática na educação básica, mostrando que é necessária uma formação continuada para que o docente tenha um bom desenvolvimento de metodologias que esse tipo de ensino necessita. E, assim, o docente possa repensar sua forma de ensinar em sala de aula, contribuir para sua docência, e sanar possíveis dificuldades que venham surgir na implementação dessa modalidade de ensino. Desse modo, a formação continuada, principalmente nesse período de pandemia, precisa de investimento, reflexão e planejamento, contribuições que ajudem a modelar essa nova metodologia de ensino para a educação básica, a compreender as mídias disponíveis e a selecionar qual delas é a mais viável em cada contexto.

     

    2. Resultados alcançados

    Os ajustes no ensino de matemática provocados pela suspensão das atividades presenciais nas redes de ensino fizeram com que os docentes recorressem à apropriação de conhecimentos inerentes ao ensino a distância. Mediante essa necessidade, nosso intuito neste trabalho foi o de, por meio de breve revisão de literatura, mostrar a importância de aprimorarmos os conhecimentos didáticos, principalmente nesse período de isolamento social, no qual os docentes estavam e ainda estão se sentindo despreparados para esse novo formato de ensino, e um dos meios de aprimoração é a formação continuada desenvolvida através de estudos acerca da literatura disponível.

     

    Considerações Finais

    Neste período de pandemia foi possível observar a falta de estrutura e de tecnologias necessárias nas redes de ensino que, atrelado ao pouco preparo profissional para utilizá-las, dificultou a obtenção de conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem, de estudantes. Entretanto, vivenciamos do Programa Residência Pedagógica, um esforço dos professores para suprir as necessidades de seus estudantes e para seguir as normas educacionais. Nesse cenário, uma das estratégias que mais se evidenciou foi a formação continuada, para que os professores aprimorassem seus conhecimentos, os adaptassem a esse novo modelo de ensino e proporcionassem um processo de ensino e de aprendizagem de matemática, mais coerente.

     

    Principais referências bibliográficas

               

    FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana Carneiro. Tornando-se professores de matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. IN: FIORENTINI, Dario (Org). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP; Mercado das letras, 2003, p. 121-156.

     

    FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa Editora: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.

     

    Fanizzi, S. (2020). Formação continuada do professor pedagogo em Matemática: reflexões a partir da abordagem de Stephen Ball Mathematics pedagogue teacher continuing education: reflections based on Stephen Ball’s approach. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos PósGraduados em Educação Matemática, 22(1), 120-139.

     

    Perez, L. A., & Utsumi, M. C. (2019). O ensino híbrido na escola básica: análise de uma experiência colaborativa entre professores de matemática. IX SEMINÁRIO INTERNO, p. 171.

     

    Rosa, M. C., Da Silva Souza, D., Santos, N. M. S. (2020). Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos.  Educação Matemática Pesquisa, 22(2), 635-657.

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores. Matemática, Pandemia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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