Este trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica e extensão realizada no XXX. Objetiva investigar as ações de promoção do Grupo de Pesquisa XXX e seus impactos na formação de professores de matemática, a partir da relação entre ensino e pesquisa. Os cursos de promoção realizados por este grupo estão sempre relacionados à pesquisa de mestrado e envolvem graduandos que realizam iniciação científica e / ou trabalho de conclusão de curso. Percebemos que essas diferentes ações de promoção são propícias à formação inicial de licenciandos que têm contribuído para o planejamento e desenvolvimento de oficinas, bem como a formação continuada de mestrandos e doutorandos participantes, bem como a formação continuada de matemática e professores participantes dessas ações.
Essa organização favorece a tríade ensino, pesquisa e extensão trabalhando de maneira ampla as ações do grupo. Essa investigação é de natureza teórico-empírica, pois busca nas ações desenvolvidas a relação entre o que organizamos para a realização, mas ela não está desvinculada da teoria estudada. Acompanhamos as ações de extensão e identificamos o que e como elas se relacionam com a pesquisa e o ensino no aprofundamento da formação docente.
O XXX tem realizado diversas ações como cursos de extensão para professores que ensinam matemática nos últimos 10 anos, em especial para os anos iniciais e educação infantil. No ano de 2020, iniciamos no grupo o Clube de matemática (Clumat), que está em fase de desenvolvimento. Desde 2017, as propostas desenvolvidas no grupo são vinculadas e fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural (THC), na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino (AOE).
Tendo em vista que as ações de extensão das universidades e institutos federais têm a função social de trabalhar diferentes conhecimentos produzidos para a sociedade por meio da pesquisa e do ensino, este artigo focaliza o olhar para ações de extensão de forma mais específica. Iniciamos com descrições das ações de extensão selecionadas que foram organizadas por um grupo de pesquisa do XXX.
A ação de extensão é importante, porque tanto tem potencial para interagir com a sociedade, no nosso caso professores que ensinam matemática como porque tem a capacidade de proporcionar aos licenciandos um contato mais amplo com ações práticas do conhecimento relacionado com o que está sendo estudado nas universidades e/ou institutos. Ao desenvolvermos essas ações criamos propostas a partir de um ambiente denominado como espaço formativo ou espaços de aprendizagens, na qual o objeto central da ação é o trabalho do professor.
propiciar aos futuros professores situações em que eles pudessem apropriar-se de uma proposta de organização do ensino. Não uma situação qualquer, mas uma em que fosse possível a aprendizagem sobre o desenvolvimento da atividade pedagógica em uma classe, bem como as reflexões sobre a suas ações como docente: a proposição de situações-problema; a escolha dos instrumentos de mediação; o planejamento de situações de interação entre os indivíduos da sala de aula; o registro da atividade docente de modo a permitir um retrospecto das ações em busca do aprimoramento do seu fazer pedagógico. (CEDRO, 2008, p. 107).
A partir do conceito de AOE, Cedro (2008) entende a noção de espaços de aprendizagem como “o lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientado pela ação intencional de ensinar, mas para orientar o desenvolvimento do tema, ou seja, deve-se buscar uma educação que promova o desenvolvimento humano”.
Durante seus 10 anos de ação, o XXX vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, que proporcionam exercícios de formação para professores que ensinam matemática. Em comemoração à essa década, foi elaborado um plano contendo dez ações de extensão. Essas ações ocorreram de forma remota devido a pandemia do COVID-19, o que se tornou um grande desafio.
No primeiro semestre do ano, foram realizadas sete ações, sendo as duas primeiras o lançamento do site e livros do grupo. A terceira ação incluiu uma roda de conversa com professores formados em oficinas proporcionadas pelo XXX durante seus anos de atuação. O objetivo desta ação é trocar experiências e compreender o impacto dessas oficinas e do LEM na carreira desses professores. Vinte e sete professores se inscreveram para o evento, mas apenas 13 compareceram. Isso se deve à restauração do ensino presencial no Espírito Santo, que impede alguns professores de chegarem em casa no horário. Tentando solucionar esse problema, de forma a permitir a participação da maioria dos inscritos, o horário das ações foram alterados.
As propostas do segundo semestre ainda estão em processo de planejamento, mas a proposta inicial é de que seja desenvolvido o II Ciclo de Oficinas Pedagógicas de Matemática no XXX, tendo como público alvo alunos do curso de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
Dando continuidade ao plano de ação, foi desenvolvido o I Ciclo de Oficinas Pedagógicas de Matemática no XXX, para professores do Ensino Infantil e Fundamental I. Os temas das quatro oficinas oferecidas tinham como temas os conceitos de localização, área e perímetro, proporcionalidade e geometria, todas baseadas na THC.
A proposta para o segundo semestre ainda está em processo de planejamento, mas a proposta original era desenvolver o II Ciclo de Oficinas Pedagógicas de Matemática no XXX, para alunos do curso de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
Neste artigo, nos concentramos no grupo de pesquisa " XXX " que comemora seu 10º aniversário este ano. Ressaltamos a importância do desenvolvimento de cursos e minicursos para a formação de professores, que comunicam e propõem novas ideias e projetos a serem desenvolvidos em sala de aula. Vale ressaltar que esta pesquisa tenta fornecer uma visão abrangente e quantitativa do projeto de expansão, o que pode ser considerado uma limitação. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa se faz necessária para complementar o diagnóstico do campo ampliado das instituições de pesquisa e permitir a criação de estratégias mais consistentes para o aprimoramento das atividades de gerenciamento de projetos.
CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. São Paulo: s.n., 2008.
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; ARAÚJO, Elaine Sampaio; MARCO, Fabiana Fiorezi de (Orgs.). Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais Volume 1 / Campinas, SP : Pontes Editores, 2016.
MOURA, M. O. de. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. (Tese de Livre Docência/ FEUSP). Universidade de São Paulo, 2000.
OLIVEIRA, João Heleno Nobre de; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Ações de ensino, pesquisa e extensão de um grupo de pesquisa: práticas desenvolvidas no LEM. Anais da 8ª Semana da Matemática do Ifes Vitória.2019.
SILVA, Sandra A. Fraga; CÔCO, Dilza (Org.). Formação de professores e práticas pedagógicas em matemática: vivências em um grupo de pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. Link: <https://site.ifes.edu.br/grupem/livros/>.
Comissão Organizadora
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - ES
Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cacho
Comissão Científica
Alcelio Monteiro - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Alex Jordane de Oliveira - Ifes campus Vitória
André Nunes Dezan - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Andréia Weiss - UFES campus de Alegre
Anny Resende Negreiros - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Aparecida Ferreira Lopes - PMVV/PMV
Elcio Pasolini Milli - SEDU – ES
Elda Alvarenga - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Elemilson Barbosa Caçandre - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Ellen Kênia Fraga Coelho - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Fulvia Ventura Leandro Amorim - Pólo UAB – Cachoeiro de Itapemirim
João Lucas De Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Jorge Henrique Gualandi - IFES – campus Cachoeiro de Itapemirim (Presidente da comissão)
Júlia Schaetzle Wrobel - UFES – campus Vitória
Marcela Aguiar Barbosa - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Maria Laucinéia Carari - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Organdi Mongin Rovetta - SEDU-ES
Ronei Sandro Vieira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Rubia Carla Pereira - Ifes campus Viana
Simoni Cristina Arcanjo - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Wanielle Silva Volpato - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim
Weverthon Lobo de Oliveira - Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim