Retextualização do relato de experiência vivida pela família e uso dos tempos verbais

  • Autor
  • Vanda Pinheiro de Lacerda Freitas
  • Co-autores
  • Natália Sathler Sigiliano
  • Resumo
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    Retextualização do relato de experiência vivida pela família e uso dos tempos verbais

    Com base nas propostas de Antunes (2014), Mendonça, (2006), Geraldi (2012) sobre o ensino de gramática com viés da análise linguística; de SCHNEUWLY & DOLZ (2004) sobre o ensino de gêneros orais e escritos; e de Castro e Regattieri (2009), quanto à aliança escola e família, um macroprojeto desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Letras vem sendo desenvolvido. Com intuito de explorar os conhecimentos dos alunos quanto ao emprego dos tempos verbais no relato e de aproximar a escola e a família, os alunos de 7º ano da escola Estadual Padre Alfredo Kobal, em Miradouro/MG, foram convidados pela professora-pesquisadora, na primeira etapa de aplicação da intervenção em sala de aula, a ouvirem de um de seus familiares o relato de algum fato do passado que tenha marcado a vida da família ou do familiar e retextualizá-lo por escrito. Pautada na metodologia da pesquisa-ação Thiollent (1986) e da pesquisa etnográfica (Bortoni, 2008), a partir desta  escrita, foi analisada a produção inicial de cada um dos alunos de forma a perceber as características do gênero relato de experiência vivida já (ou ainda não) conhecidas pelos alunos, com destaque no uso dos tempos verbais na construção desse gênero. A partir da observação desses usos, módulos de sequência didática foram implementados, a fim de travar desenvolvimento de conhecimentos sobre o gênero proposto e sobre a importância dos usos dos tempos verbais para a progressão do relato.  Notou-se predominância de tempos do pretérito e ocorrência do presente, com nuances semânticas que ultrapassam o que prototipicamente é previsto pelos livros didáticos e pela gramática tradicional, materiais frequentemente utilizados pelos professores ao se ensinar essa temática gramatical. Percebe-se, dessa forma, avanços na forma de ensinar os tempos verbais de forma contextualizada, aguçando a percepção do aluno quanto à importância dos verbos na exposição do relato oral e à forma como os tempos e modos verbais demarcam distintos planos do relato e de pontos de vista.

    Palavras-chave: Relato oral, Retextualização, Tempos verbais

     

  • Palavras-chave
  • Relato oral, Retextualização, Tempos verbais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Variação/Mudança linguística e ensino
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SOCIOLINGUÍSTICA:
quebrando tabus e inovando na escola

 

O Encontro de Sociolinguística é um evento que se iniciou como local e circunscrito à UNEB, mas que gradativamente foi ampliando o seu escopo de participantes e colaboradores, até se transformar, em 2014, em um evento regional itinerante. O propósito inicial do Encontro de Sociolinguística é congregar pesquisadores da área que desenvolvem pesquisa na região da Bahia e Sergipe, uma área dialetal que é tradicionalmente vista como homogênea, mas que apresenta muitas peculiaridades, assim como as instituições nesta região, que são pequenas, com programas de pós-graduação ainda em consolidação e com poucos recursos. Nós diríamos, até, que esse encontro vem ecoando em outros estados da Federação, além da Bahia e Sergipe, como Minas Gerais, Acre, Espírito Santo etc.

 

Encontros regionais são importantes para a socialização de metodologias de pesquisa e seus resultados, em um cenário pouco propício e pouco explorado pelos grandes centros. A realização de encontros regionais se traduz na oportunidade de contato entre pesquisadores e o desenvolvimento de redes de pesquisa regionais, o desenvolvimento de métodos de pesquisa específicos para esta realidade e o treinamento de recursos humanos em contextos pouco atendidos pelos grandes eventos. É neste contexto que se insere o Encontro de Sociolinguística, que já tem nove edições realizadas.

 

Desta vez, a Universidade Federal de Ouro Preto se une aos colegas e amigos pesquisadores da UFBA, UNEB, UEFS, UFS e o IFBA e, em uma parceria acadêmica e profissional, responsável e madura, sob a presidência da Comissão Organizadora do Prof. Clézio Roberto Gonçalves, organizam um evento na área da Dialetologia e Sociolinguística.

 

Considerando-se que o tema diversidade e a forma complexa que este conceito tem se desenvolvido é fruto do contexto no qual ele se encontra inserido, de mudanças constantes e de uma valorização e percepção das grandes diferenças sejam sociais, políticas, culturais, sexuais, étnicas, linguísticas entre outras.

 

A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.

 

Afinal, pensar a diversidade, a partir da Diversidade Linguística, é um processo importante para a construção da identidade, isto significa que ela tem um papel crucial na criação de valores e atitudes que permitam uma melhor convivência e respeito entre todos os setores para o pleno desenvolvimento da humanidade.

 

E esse evento ousa mais, ou seja, “quebrar tabus e inovar na escola”.

 

Apresentamos, aqui, nestes Anais do IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA, os resumos dos trabalhos apresentados no evento. Foi um evento frutuoso de pessoas, de encontros, de trocas, de aprendizados, de experiências e de reflexões.

 

Agradecemos por acreditarem e confiarem em nós!

 

Boas leituras...

Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)

Comissão Organizadora

Valter de Carvalho Dias
Clézio Roberto Gonçalves
Gredson dos Santos
Josane Moreira de Oliveira
Marcela Moura Torres Paim
Norma da Silva Lopes
Silvana Soares Costa Ribeiro
Laura Camila Almeida
Cristina dos Santos Carvalho

 

Comissão Científica

Valter de Carvalho Dias
Clézio Roberto Gonçalves
Gredson dos Santos
Josane Moreira de Oliveira
Marcela Moura Torres Paim
Norma da Silva Lopes
Laura Camila Almeida
Cristina dos Santos Carvalho

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)