ESCOLA, FAMÍLIA E PERCEPÇÃO PROSÓDICA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL DA OITIVA DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

  • Autor
  • Mércia Rodrigues Gonçalves Pinheiro
  • Co-autores
  • Vera Pacheco
  • Resumo
  •  

    Ao se escutar a leitura em voz alta de um texto, espera-se que a compreensão completa do que se está ouvindo se dê a partir da percepção das variações prosódicas presentes nessa leitura. O hábito de leitura é um fator importante para o desenvolvimento dessa habilidade que é uma característica importante na constituição do leitor crítico. Partindo desse pressuposto, nosso trabalho busca investigar o nível de percepção prosódica dos alunos das séries iniciais de escolas públicas e privadas da cidade de Vitória da Conquista/BA, considerando-se o nível de escolaridade e o nível socioeconômico dos pais desses alunos, bem como considerando-se o hábito de leitura de pais e alunos. Nossa hipótese, é que alunos da escola privada, filhos de pais com graduação completa e nível socioeconômico mais elevado têm maior nível de percepção prosódica.  Nosso objetivo é descrever a relação entre o tipo de escola (pública ou privada), grau de escolaridade e nível socioeconômico dos pais, hábito de leitura e percepção de variação prosódica. Para dar conta do objetivo aqui proposto, realizou-se um experimento que consistiu na oitiva, por alunos das séries iniciais, da gravação do texto Cinderela, preparado com a presença de marcadores prosódicos lexicais de volume, a saber, disse alto e disse baixo. Após a oitiva da gravação, os estudantes realizaram uma tarefa de percepção que tinha por finalidade averiguar o nível de percepção da variação de volume presente nas gravações tocadas. Em análise prévia, foi verificado, por meio de questionário, o nível de escolaridade e o nível socioeconômico dos pais dos sujeitos participantes dessa pesquisa e o hábito de leitura de pais e alunos. Os resultados são discutidos considerando-se o papel da escola pública e privada e o nível socioeconômico familiar dos alunos na constituição de sujeitos enquanto leitores proficientes.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura, Marcadores Prosódicos Lexicais, Prosódia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Variação/Mudança linguística e ensino
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SOCIOLINGUÍSTICA:
quebrando tabus e inovando na escola

 

O Encontro de Sociolinguística é um evento que se iniciou como local e circunscrito à UNEB, mas que gradativamente foi ampliando o seu escopo de participantes e colaboradores, até se transformar, em 2014, em um evento regional itinerante. O propósito inicial do Encontro de Sociolinguística é congregar pesquisadores da área que desenvolvem pesquisa na região da Bahia e Sergipe, uma área dialetal que é tradicionalmente vista como homogênea, mas que apresenta muitas peculiaridades, assim como as instituições nesta região, que são pequenas, com programas de pós-graduação ainda em consolidação e com poucos recursos. Nós diríamos, até, que esse encontro vem ecoando em outros estados da Federação, além da Bahia e Sergipe, como Minas Gerais, Acre, Espírito Santo etc.

 

Encontros regionais são importantes para a socialização de metodologias de pesquisa e seus resultados, em um cenário pouco propício e pouco explorado pelos grandes centros. A realização de encontros regionais se traduz na oportunidade de contato entre pesquisadores e o desenvolvimento de redes de pesquisa regionais, o desenvolvimento de métodos de pesquisa específicos para esta realidade e o treinamento de recursos humanos em contextos pouco atendidos pelos grandes eventos. É neste contexto que se insere o Encontro de Sociolinguística, que já tem nove edições realizadas.

 

Desta vez, a Universidade Federal de Ouro Preto se une aos colegas e amigos pesquisadores da UFBA, UNEB, UEFS, UFS e o IFBA e, em uma parceria acadêmica e profissional, responsável e madura, sob a presidência da Comissão Organizadora do Prof. Clézio Roberto Gonçalves, organizam um evento na área da Dialetologia e Sociolinguística.

 

Considerando-se que o tema diversidade e a forma complexa que este conceito tem se desenvolvido é fruto do contexto no qual ele se encontra inserido, de mudanças constantes e de uma valorização e percepção das grandes diferenças sejam sociais, políticas, culturais, sexuais, étnicas, linguísticas entre outras.

 

A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.

 

Afinal, pensar a diversidade, a partir da Diversidade Linguística, é um processo importante para a construção da identidade, isto significa que ela tem um papel crucial na criação de valores e atitudes que permitam uma melhor convivência e respeito entre todos os setores para o pleno desenvolvimento da humanidade.

 

E esse evento ousa mais, ou seja, “quebrar tabus e inovar na escola”.

 

Apresentamos, aqui, nestes Anais do IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA, os resumos dos trabalhos apresentados no evento. Foi um evento frutuoso de pessoas, de encontros, de trocas, de aprendizados, de experiências e de reflexões.

 

Agradecemos por acreditarem e confiarem em nós!

 

Boas leituras...

Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)

Comissão Organizadora

Valter de Carvalho Dias
Clézio Roberto Gonçalves
Gredson dos Santos
Josane Moreira de Oliveira
Marcela Moura Torres Paim
Norma da Silva Lopes
Silvana Soares Costa Ribeiro
Laura Camila Almeida
Cristina dos Santos Carvalho

 

Comissão Científica

Valter de Carvalho Dias
Clézio Roberto Gonçalves
Gredson dos Santos
Josane Moreira de Oliveira
Marcela Moura Torres Paim
Norma da Silva Lopes
Laura Camila Almeida
Cristina dos Santos Carvalho

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)