PROBLEMATICA - Na sua organização, a investigação orienta-se pela seguinte problematização: Quais relações existem entre as práticas curriculares de leitura e escrita mais usadas por professores alfabetizadores e as múltiplas facetas de inserção no mundo da escrita no processo de alfabetização? Essa curiosidade epistemológica, tem por pressuposto fundante o olhar alargado sobre as práticas curriculares de leitura e escrita, subjacente ao processo de alfabetização, que considera o movimentum evolutivo, social e histórico dos métodos de alfabetização e das teorias da aprendizagem que vêm sendo discutidos no país, mais intensamente, dos anos 80 do século passado aos dias atuais (MORTATTI, 2000; SOARES, 2016) e, também, dos estudos sobre o letramento (SOARES, 2009) e os multiletramentos (ADAMI, 2016; STREET, 2006, 2012). Desse modo, apresentaremos uma investigação em andamento sobre as práticas curriculares de leitura e escrita no processo de alfabetização, sem negar sua dissociabilidade com o(s) letramento(s), nos permitindo fazer uma reflexão sobre as singularidades das escolhas didáticas dos professores e suas interfaces com o ensino-aprendizagem da língua escrita. Nesse contexto, nos processos de alfabetização e letramento escolar os sujeitos da aprendizagem são reconhecidos como seres pensantes, e as práticas curriculares de leitura e escrita, são entendidas como ações docentes que podem “apelar para sua inteligência, exatamente para não inibir a reflexão nascente” (FERREIRO, 2016, p33). OBJETIVO - A investigação define por objetivo geral analisar práticas curriculares de leitura e de escrita mais freqüente na ação didática de professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas relações com múltiplas facetas de inserção do aluno no mundo da escrita no processo de alfabetização. METODOLOGIA - A investigação de natureza qualitativa (YIN, 2016), em andamento, esforçar-se por coletar múltiplas fontes de evidências sobre o objeto de investigação.Tendo em vista que a pesquisa qualitativa se preocupa em trabalhar com o universo de significações, causas, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, enquanto espaço de relações entre os envolvidos, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (MINAYO, 2001). A referida investigação qualitativa tem implicado à partilha densa de estratégias e instrumentos de investigação, no locus de uma escola, com professores que se constituirão em sujeitos da investigação. Como diz Chizzoti (2008, p. 28), “[...] para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que são percebidos a uma atenção sensível”. Caracterizando-se, assim, tipologicamente, como estudo de caso (YIN, 2015), que se propõe a recolher dados que permitam uma aproximação ao objeto de pesquisa em contexto real, escola. Os dados estão sendo coletados por meio de questionário on-line, focusgroup (CASEY; KRUEGER, 2000), entrevistas semiestruturadas, com todos professores da escola, e observações das práticas curriculares de leitura e escrita de dois professores. No que se refere ao questionário on-line, será construído na plataforma virtual denominada Google Docs. Após ser finalizado serão enviados, por meio de endereço eletrônico aos professores da escola. Com relação ao questionário, será organizado de modo a garantir a participação dos professores por meio de questões de múltipla escolha e questões abertas, além da descrição do perfil dos participantes opcional (nome, idade, sexo, tempo de atuação profissional). Os referidos dados estão sendo coletados em uma escola da rede pública municipal de Maceió-Alagoas, que atende a sujeitos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). CONSIDERAÇÕES FINAIS – Tendo em conta que a investigação se encontra em fase inicial de desenvolvimento, os estudos de base teórica têm mostrado que em se tratando das práticas curriculares de leitura e escrita em suas relações com as múltiplas facetas nos/dos processos de alfabetização a que se considerar as contribuições das três facetas: linguística, interacional e sociocultural (SOARES, 2016). Nesse sentido, espera-se que os resultados da investigação permitam inferir e compreender os “caminhos” das práticas curriculares de leitura e escrita, seus aportes teórico-metodológicos e a relevância de se desenvolver práticas curriculares que propiciem, de fato, a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. O caráter inovador e inédito da investigação reside na possibilidade de produzir conhecimentos sobre a articulação entre práticas curriculares de leitura e escrita, no processo de alfabetização em escolas em Maceió-Alagoas, considerando a trajetória histórica de fracasso na alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos no Estado.
PREFÁCIO
O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.
O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.
Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.
O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.
A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.
Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira
Comissão Científica
Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL
Amauri da Silva Barros - UFAL
Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL
Carloney Alves de Oliveira - UFAL
Carolina Nozella Gama - UFAL
Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL
Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL
Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL
Edna Cristina do Prado - UFAL
Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA
Eduardo Calil de Oliveira - UFAL
Elias André Da Silva - UFAL
Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL
Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL
Elton Casado Fireman - UFAL
Eudes da Silva Santos - UFPE
Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL
Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL
Givanildo Da Silva - UFAL
Hilda Helena Sovierzoski - UFAL
Iracema Campos Cusati - UPE
Ivanderson Pereira da Silva - UFAL
Jailton de Souza Lira - UFAL
Jakeline Alencar Andrade - UFC
Janaila dos Santos Silva - UFAL
Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL
Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL
Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL
Junot Cornélio Matos - UFAL
Jusciney Carvalho Santana - UFAL
Kátia Maria Silva De Melo - UFAL
Kleber Cavalcanti Serra - UFAL
Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL
Lenira Haddad - UFAL
Leonardo Brandão Marques - UFAL
Lucas Pereira da Silva - UFAL
Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL
Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL
Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB
Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL
Maria Dolores Fortes Alves - UFAL
Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL
Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL
Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL
Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL
Monique Angelo - UFAL
Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL
Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL
Silvana Paulina de Souza - UFAL
Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP
Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Valéria Campos Cavalcante - UFAL
Walter Matias Lima - UFAL
Wandearley da Silva Dias - UFAL
Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL
Yana Liss Soares Gomes – UFAL