A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA PERSPECTIVA DO EXAMINAR E DO AVALIAR: UM ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • Júlio Filipe Nogueira da Silva
  • Co-autores
  • Monique dos Santos Gouveia , Ana Carolina Faria Coutinho Gléria
  • Resumo
  • Na educação, bem sabemos que a avaliação é uma parte de extrema importância para o processo de ensino aprendizagem. Diante disso, dentre os motivos que levaram a nossa proposta, surgiram vários questionamentos, um deles, é o de compreender a diferença entre exame e avaliação, e de como isso é visto em uma escola localizada em Maceió. É importante pensar que, o modo que o docente utiliza para avaliar pode contribuir ou não para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Dependendo da compreensão do docente acerca do que seja avaliação, a aula pode se tornar uma rotina desgastante e cansativa ou algo prazeroso que desperte o interesse em aprender. É fundamental entendermos alguns conceitos que dizem respeito ao que seja avaliação e exame. De acordo com Luckesi (2011), o sistema pedagógico está baseado numa “pedagogia do exame”, em que avaliar se confunde com examinar na medida em que se acredita que sua prática, esteja baseada no produto final, que classifica os alunos em reprovados ou aprovados de acordo com os resultados das provas, o que é definido como um exame, já que o avaliar consiste em analisar todo contexto, se apresentando de uma forma mais ampla e democrática, facilitando assim a aprendizagem, sendo algo diagnóstico. Luckesi (2011) nos apresenta uma avaliação mais democrática, vendo que, o indivíduo não pode ser avaliado por uma única ferramenta e sim que essa construção implicada pela avaliação, é um mecanismo que requer tempo e diversas estratégias para assim se construir um aprendizado significativo. Para embasar e dialogar essa discussão, destacamos autores que nos fundamentarão, como Luckesi (2011), Romão (2005), Santanna (2014), Zucula e Ortigão (2016), dentre outros, que falam da importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem, destacando a diferença que existe entre os termos avaliação e exame, e fazem apontamentos sobre o que ambos implicam na interação entre professor e aluno. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a prática do exame e/ou da avaliação interfere na relação entre professor e aluno. Como objetivos específicos, consolidaram-se os seguintes: Investigar se os docentes compreendem a diferença entre esses dois processos, bem como observar e analisar como o exame e avaliação são trabalhados nas práticas dos professores. Ao refletirmos sobre qual método utilizaríamos para a pesquisa, ficamos atentos ao que Gamboa (2012) discute sobre os métodos utilizados para fazer ciência, usados para a pesquisa, os questionando numa análise mais epistemológica, quando se fala que, quem escolhe o método que irá ser utilizado será o objeto e não ao contrário. Portanto, a pesquisa possui como metodologia, a hermenêutica-fenomenológica, pois vemos que tal apresenta uma maneira melhor de analisarmos essa questão em uma perspectiva qualitativa, observando como esses processos são inseridos no ambiente. Dessa forma, sentimos a necessidade de utilizar o estudo de caso, para averiguar melhor indo a campo, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública municipal, localizada em Maceió, utilizando como instrumentos dessa investigação, a entrevista e observação. A perspectiva qualitativa se mostra importante, pois na medida em que há esse contato do ambiente com o pesquisador, verificaremos como a problemática se manifesta no ambiente e em suas interações entre os sujeitos: educador e educando, observando os olhares dos participantes sobre o que compreendem por exame e avaliação, analisando suas falas com base nas perspectivas dos autores que argumentam sobre o assunto. Quanto ao estudo de caso, como retrata Lüdke e André (1986, p.17): “O caso é sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos definidos no desenrolar do estudo. O caso pode ser similar a outros, mas é ao mesmo tempo distinto, pois tem um interesse próprio, singular”.  Ou seja, o estudo de caso está atento a todos os elementos que colaboram com a pesquisa, levando em conta o contexto que o objeto se situa, buscando retratar a realidade, com diferentes pontos de vista, buscando situar nossa problemática com a realidade escolar. Considerando a importância da temática, acreditamos que o estudo é interessante e que pode ampliar o debate acerca da avaliação da aprendizagem, entretanto, a presente pesquisa ainda se encontra em andamento, em fase de coleta de dados, dessa forma, ainda não possuímos resultados para discutir neste momento.

  • Palavras-chave
  • Avaliação, Exame, Relação professor-aluno.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 5 – Educação, Culturas e Currículos
Voltar Download

PREFÁCIO

O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.

O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.

Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.

O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.

A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.

Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.

Comissão Organizadora

  • GT 1 – Alfabetização e Multiletramentos
  • GT 2 – Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico
  • GT 3 – Educação e Linguagem
  • GT 4 – Educação em Ciências e Matemática
  • GT 5 – Educação, Culturas e Currículos
  • GT 6 – História e Política da Educação
  • GT 7 – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Comissão Organizadora

Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira

Comissão Científica

Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL

Amauri da Silva Barros - UFAL

Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL

Anderson de Alencar Menezes - UFAL

Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL

Carloney Alves de Oliveira - UFAL

Carolina Nozella Gama - UFAL

Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL

Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL

Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL

Edna Cristina do Prado - UFAL

Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA

Eduardo Calil de Oliveira - UFAL

Elias André Da Silva - UFAL

Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL

Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL

Elton Casado Fireman - UFAL

Eudes da Silva Santos - UFPE

Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL

Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL

Givanildo Da Silva - UFAL

Hilda Helena Sovierzoski - UFAL

Iracema Campos Cusati - UPE

Ivanderson Pereira da Silva - UFAL

Jailton de Souza Lira - UFAL

Jakeline Alencar Andrade - UFC

Janaila dos Santos Silva - UFAL

Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL

Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL

Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL

Junot Cornélio Matos - UFAL

Jusciney Carvalho Santana - UFAL

Kátia Maria Silva De Melo - UFAL

Kleber Cavalcanti Serra - UFAL

Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL

Lenira Haddad - UFAL

Leonardo Brandão Marques - UFAL

Lucas Pereira da Silva - UFAL

Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL

Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL

Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL

Maria Dolores Fortes Alves - UFAL

Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL

Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL

Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL

Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL

Monique Angelo - UFAL

Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL

Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL

Silvana Paulina de Souza - UFAL

Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP

Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV

Valéria Campos Cavalcante - UFAL

Walter Matias Lima - UFAL

Wandearley da Silva Dias - UFAL

Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL

Yana Liss Soares Gomes – UFAL