Esta pesquisa tem como objetivo apreender os sentidos e significados que uma professora atribui a sua atividade em uma escola pública de periferia em Maceió/AL e de que modo tais significações (sentido e significado) constituem o seu estilo profissional em sala de aula, tendo as categorias da Psicologia Sócio Histórica e da Clínica da Atividade como arcabouços teóricos e metodológicos. As categorias da Psicologia Sócio Histórica e da Clínica da Atividade foram trazidas, nessa pesquisa, para analisar o trabalho docente e possibilitaram perceber a singularidade nos modos de fazer, nas maneiras de agir da professora em sala de aula. O fato da Clínica da Atividade e da Psicologia Sócio Histórica estarem pautadas no materialismo histórico dialético possibilitaram realizar uma análise da subjetividade do sujeito constituída no processo sócio histórico. A nossa intenção ao realizar essa pesquisa foi compreender como a professora não apenas utiliza, mas significa os meios e instrumentos à sua disposição, a partir do gênero e da prescrição que lhe é dada. Desse modo, a professora, diante das condições objetivas significa, transforma os artefatos dos quais se apropria, desenvolvendo necessariamente um estilo de agir no trabalho. Estilo esse que se constitui no seio do coletivo de trabalho, que se desenvolve no curso do agir, na realização da atividade. O estilo só se desenvolve no movimento da ação, parafraseando Vigotski “o corpo só se revela em movimento”. Sendo que a constituição do estilo do sujeito só pode ser compreendida numa relação de mediação social e histórica. Os instrumentos utilizados na produção de dados deste trabalho foram inspirados no dispositivo metodológico desenvolvido pela Clínica da Atividade – a autoconfrontação simples. Também fizemos uso da história de vida, pois a própria proposta de Clot et al (2006) considera que é essencial compreender a história pessoal, a formação, os projetos de vida e o modo como a professora se relaciona com o mundo e com as pessoas em geral, pois afetam e constituem a sua atividade profissional. As autoconfrontações simples possibilitaram compreender as mediações que constituem o seu estilo profissional como professora de escola pública e de periferia e nos aproximaram dos sentidos constituidos por ela acerca da atividade docente.
PREFÁCIO
O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.
O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.
Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.
O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.
A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.
Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira
Comissão Científica
Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL
Amauri da Silva Barros - UFAL
Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL
Carloney Alves de Oliveira - UFAL
Carolina Nozella Gama - UFAL
Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL
Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL
Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL
Edna Cristina do Prado - UFAL
Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA
Eduardo Calil de Oliveira - UFAL
Elias André Da Silva - UFAL
Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL
Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL
Elton Casado Fireman - UFAL
Eudes da Silva Santos - UFPE
Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL
Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL
Givanildo Da Silva - UFAL
Hilda Helena Sovierzoski - UFAL
Iracema Campos Cusati - UPE
Ivanderson Pereira da Silva - UFAL
Jailton de Souza Lira - UFAL
Jakeline Alencar Andrade - UFC
Janaila dos Santos Silva - UFAL
Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL
Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL
Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL
Junot Cornélio Matos - UFAL
Jusciney Carvalho Santana - UFAL
Kátia Maria Silva De Melo - UFAL
Kleber Cavalcanti Serra - UFAL
Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL
Lenira Haddad - UFAL
Leonardo Brandão Marques - UFAL
Lucas Pereira da Silva - UFAL
Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL
Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL
Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB
Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL
Maria Dolores Fortes Alves - UFAL
Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL
Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL
Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL
Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL
Monique Angelo - UFAL
Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL
Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL
Silvana Paulina de Souza - UFAL
Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP
Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Valéria Campos Cavalcante - UFAL
Walter Matias Lima - UFAL
Wandearley da Silva Dias - UFAL
Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL
Yana Liss Soares Gomes – UFAL