EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Autor
  • Edilene Conceição de Melo Marques
  • Resumo
  • Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca do conceito de Pedagogia Histórico-Crítica e sua relação com o Ensino de Ciências, porém, com enfoque na Educação Infantil como possibilidade de colaboração, não apenas para o desenvolvimento das crianças como também para a formação do professor, enquanto mediador e profissional engajado na sua prática educativa. É parte das pesquisas desenvolvidas à construção da dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Conclui-se que a Pedagogia histórico-critica é uma teoria com possibilidades reais de colaborar na atuação do professor no ensino de ciências da educação infantil, assim como já acontece em outros níveis educacionais, porém com maior impacto já que a educação infantil é a base para as subsequentes educações formais. Mas para isso, é importante que os educadores tenham acesso a uma formação voltada ao conhecimento dessa pedagogia.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Ciências.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 – Educação em Ciências e Matemática
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PREFÁCIO

O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.

O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.

Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.

O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.

A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.

Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.

Comissão Organizadora

  • GT 1 – Alfabetização e Multiletramentos
  • GT 2 – Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico
  • GT 3 – Educação e Linguagem
  • GT 4 – Educação em Ciências e Matemática
  • GT 5 – Educação, Culturas e Currículos
  • GT 6 – História e Política da Educação
  • GT 7 – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Comissão Organizadora

Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira

Comissão Científica

Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL

Amauri da Silva Barros - UFAL

Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL

Anderson de Alencar Menezes - UFAL

Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL

Carloney Alves de Oliveira - UFAL

Carolina Nozella Gama - UFAL

Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL

Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL

Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL

Edna Cristina do Prado - UFAL

Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA

Eduardo Calil de Oliveira - UFAL

Elias André Da Silva - UFAL

Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL

Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL

Elton Casado Fireman - UFAL

Eudes da Silva Santos - UFPE

Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL

Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL

Givanildo Da Silva - UFAL

Hilda Helena Sovierzoski - UFAL

Iracema Campos Cusati - UPE

Ivanderson Pereira da Silva - UFAL

Jailton de Souza Lira - UFAL

Jakeline Alencar Andrade - UFC

Janaila dos Santos Silva - UFAL

Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL

Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL

Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL

Junot Cornélio Matos - UFAL

Jusciney Carvalho Santana - UFAL

Kátia Maria Silva De Melo - UFAL

Kleber Cavalcanti Serra - UFAL

Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL

Lenira Haddad - UFAL

Leonardo Brandão Marques - UFAL

Lucas Pereira da Silva - UFAL

Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL

Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL

Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL

Maria Dolores Fortes Alves - UFAL

Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL

Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL

Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL

Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL

Monique Angelo - UFAL

Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL

Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL

Silvana Paulina de Souza - UFAL

Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP

Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV

Valéria Campos Cavalcante - UFAL

Walter Matias Lima - UFAL

Wandearley da Silva Dias - UFAL

Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL

Yana Liss Soares Gomes – UFAL