O presente trabalho visa destacar os resultados parciais obtidos a partir das experiências vivenciadas no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do curso de Pedagogia, apresentando a importância do programa na formação acadêmica do estudante. Para tanto, discutimos as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com base na aplicação do projeto de intervenção “Da brincadeira à escrita, da imaginação à leitura: brincando eu aprendo, lendo eu imagino, exercitando eu compreendo”. Esse projeto tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização e letramento, trabalhando as práticas sociais de leitura e escrita, através da literatura infantil e da ludicidade. Está sendo desenvolvido em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Estadual de ensino, localizada na cidade de Maceió-AL. Para fundamentar nossas pesquisas e ações utilizamos como principais referências a BNCC (2017), delimitando o eixo da leitura e o campo artístico literário; Soares (2004) e Rizatti (2012), que tratam dos processos de alfabetização e letramento; Barata (1995) que traz contribuições referentes à utilização de jogos e brincadeiras como recursos didáticos; Vygotsky (2007), tratando sobre o jogo simbólico e o faz de conta na infância e no processo de escrita, Luckesi (2011), abordando sobre a avaliação processual e diagnóstica e, por fim, Veiga (2014) tratando sobre a formação docente. O percurso metodológico é do tipo qualitativo e exploratório, baseado nas experiências e observações vividas em sala de aula, atrelando a teoria e a prática para a realização do trabalho, ressaltando diante de nossa experiência a contribuição para nossa formação acadêmica. Apresentamos como resultados parciais, a partir das observações em sala de aula, das atividades de diagnóstico e das sessões do projeto já realizadas, a participação das crianças de forma mais ativa em relação ao desenvolvimento das atividades lúdicas propostas dentro e fora da sala de aula. Destacamos o interesse que foi bastante perceptível no processo de interação entre os estudantes, bem como entre estes e a profissional docente que desenvolve o planejamento didático-pedagógico com atividades lúdicas. Consideramos que essas atividades contribuem com a proposta de intervenção do referido projeto e, desse modo, analisamos que as crianças interagem melhor quando participam de atividades lúdicas, sendo necessário contemplar no planejamento didático tais atividades, pois favorecem a interação e a aprendizagem das crianças. Constatamos que o PIBID é uma ótima oportunidade para aprimorar os conhecimentos como também para a formação acadêmica e o amadurecimento profissional, visando desde cedo possibilitar o contato direto e ativo com a sala de aula e a percepção das necessidades e dificuldades que a escola pública enfrenta no seu dia a dia, além de ser uma ferramenta para colocar em prática projetos e pesquisas de campo.
PREFÁCIO
O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.
O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.
Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.
O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.
A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.
Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira
Comissão Científica
Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL
Amauri da Silva Barros - UFAL
Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL
Carloney Alves de Oliveira - UFAL
Carolina Nozella Gama - UFAL
Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL
Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL
Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL
Edna Cristina do Prado - UFAL
Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA
Eduardo Calil de Oliveira - UFAL
Elias André Da Silva - UFAL
Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL
Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL
Elton Casado Fireman - UFAL
Eudes da Silva Santos - UFPE
Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL
Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL
Givanildo Da Silva - UFAL
Hilda Helena Sovierzoski - UFAL
Iracema Campos Cusati - UPE
Ivanderson Pereira da Silva - UFAL
Jailton de Souza Lira - UFAL
Jakeline Alencar Andrade - UFC
Janaila dos Santos Silva - UFAL
Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL
Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL
Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL
Junot Cornélio Matos - UFAL
Jusciney Carvalho Santana - UFAL
Kátia Maria Silva De Melo - UFAL
Kleber Cavalcanti Serra - UFAL
Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL
Lenira Haddad - UFAL
Leonardo Brandão Marques - UFAL
Lucas Pereira da Silva - UFAL
Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL
Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL
Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB
Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL
Maria Dolores Fortes Alves - UFAL
Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL
Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL
Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL
Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL
Monique Angelo - UFAL
Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL
Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL
Silvana Paulina de Souza - UFAL
Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP
Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Valéria Campos Cavalcante - UFAL
Walter Matias Lima - UFAL
Wandearley da Silva Dias - UFAL
Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL
Yana Liss Soares Gomes – UFAL