A CIDADE DE ARCOVERDE-PE NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: UMA PARCERIA COLABORATIVA COM PROFESSOR(A) DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Maria Vitória de Freitas Pereira
  • Co-autores
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes
  • Resumo
  •  

    As práticas de ensino voltadas a atender a especificidade linguística de pessoa com surdez estão baseadas na oferta de um ensino bilíngue. Muitas pesquisas tem se debruçado na investigação das questões linguísticas desse ensino (KARNOPP; PEREIRA(2015), KARNOPP (2015), entre outros, e por isso, outras disciplinas tão importantes para a formação do sujeito, são pouco abordadas, (RAMOS; ZANIOLO, 2014). Em vista de tal conjuntura, nessa pesquisa voltamos nossos olhares a disciplinas de Geografia que trabalha com aspectos visuais, como também a compreensão de espaço, de pertença de lugar e sua construção. Com base na realidade de Arcoverde- PE, buscaremos indagar quais ações e reflexões podem ser desenvolvidas, colaborativamente, com um (a) professor (a) da rede de ensino de Arcoverde-PE, que contribuam no ensino de Geografia pra alunos surdos? Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) reconhecendo o sujeito como produtor de conhecimentos, aliando a realidade existente a reflexão como forma de trilhar novos caminhos que sejam condizentes com as necessidades existentes no contexto em que os sujeitos estão inseridos. O sujeito da pesquisa será um professor do ensino fundamental da rede municipal de Arcoverde-PE que possui alunos surdos em sala de aula. Serão realizadas observações colaborativas reflexivas, registradas em video e diário de observação, será realizada análise documental, como também sessões de reflexão das aulas filmadas, como também será destinada uma sessão para a avaliação e construção de materiais para auxiliar nas aulas de Geografia para alunos surdos. Os dados serão analisados a partir de Vigotski (2001a, 2001b) e pelo viés da Psicologia Sócio- Histórica. Em sua concepção, o homem constituídonas/pelas relações sociais e para compreender o processo que envolve o ensino de Geografia para alunos surdos, é necessário conhecer a realidade objetiva e subjetiva nesse contexto educacional (GONÇALVES; FURTADO, 2016). Com esse projeto de pesquisa, buscaremos alcançar e efetivar contribuições para a prática do professor de Geografia, no ensino sobre a cidade de Arcoverde-PE para alunos surdos, tendo em vista que a colaboração possibilita o reconhecimento do sujeito enquanto produtor de saberes, tendo esse conhecimento valorizado, refletido e reconstruido (IBIAPINA, 2008).

      

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Colaboração, ensino de geografia, alunos surdos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico
Voltar Download

PREFÁCIO

O IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) vem se constituindo ao longo dos anos em um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno de investigações e práticas educativas no âmbito do programa de Mestrado e Doutorado em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Esta edição reconhecendo que a Pós-Graduação no Brasil, nos últimos anos, atravessa momentos de rumores e turbulências no que diz respeito ao fomento de investigações científicas, sobretudo na área de Educação, constitui-se também enquanto forma de resistência.

O intuito de alargamos as fronteiras, o IX EPEAL uniu-se ao V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática e ao Encontro Regional da ANPAE/Seccional de Alagoas. Nessa parceria, esforços foram alinhados para enfrentar as restrições orçamentárias que a pesquisa no Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Desta forma, ampliaram-se as discussões e o aprofundamento das temáticas problematizadas nos eventos.

Nesta edição, O IX EPEAL proporcionou debates significativos entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.

O objetivo prioritário do EPEAL implica em permitir, em suas sucessivas edições, a discussão das pesquisas em educação em território alagoano. Assim, propósito fundamental do evento consiste em fomentar narrativas e discussões locais sobre as problemáticas educativas em Alagoas.

A perspectiva de fundo consiste em pensar outras gramáticas e linguagens que povoam o universo das pesquisas em educação e suas implicações semânticas, políticas, culturais e econômicas para o âmbito das transformações das subjetividades e dos cenários educativos na contemporaneidade.

Em últimas palavras, fazendo nossas as palavras do autor Jorge Luis Borges, no poema: "O leitor", ao afirmar "que outros se vangloriem das páginas que escreveram: eu me orgulho das que já li", convidamos-vos à leitura dos trabalhos completos que compõem os Anais que ora prefaciamos.

Comissão Organizadora

  • GT 1 – Alfabetização e Multiletramentos
  • GT 2 – Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico
  • GT 3 – Educação e Linguagem
  • GT 4 – Educação em Ciências e Matemática
  • GT 5 – Educação, Culturas e Currículos
  • GT 6 – História e Política da Educação
  • GT 7 – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Comissão Organizadora

Elton Casado Fireman
William Carlos Marinho Ferreira

Comissão Científica

Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL

Amauri da Silva Barros - UFAL

Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - UFAL

Anderson de Alencar Menezes - UFAL

Andréa Giordanna Araujo Da Silva - UFAL

Carloney Alves de Oliveira - UFAL

Carolina Nozella Gama - UFAL

Cláudia de Oliveira Lozada - UFAL

Cleide Jane de Sá Araújo Costa - UFAL

Daniela Mendonça Ribeiro - UFAL

Edna Cristina do Prado - UFAL

Edna Telma Fonseca E Silva Vilar - UFBA

Eduardo Calil de Oliveira - UFAL

Elias André Da Silva - UFAL

Elione Maria Nogueira Diógenes - UFAL

Elisangela Leal De Oliveira Mercado - UFAL

Elton Casado Fireman - UFAL

Eudes da Silva Santos - UFPE

Fernando Antônio Mesquita de Medeiros - UFAL

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - UFAL

Givaldo Oliveira dos Santos - IFAL

Givanildo Da Silva - UFAL

Hilda Helena Sovierzoski - UFAL

Iracema Campos Cusati - UPE

Ivanderson Pereira da Silva - UFAL

Jailton de Souza Lira - UFAL

Jakeline Alencar Andrade - UFC

Janaila dos Santos Silva - UFAL

Janayna Paula Lima de Souza Santos - UFAL

Jenner Barretto Bastos Filho - UFAL

Jorge Eduardo de Oliveira - UFAL

Junot Cornélio Matos - UFAL

Jusciney Carvalho Santana - UFAL

Kátia Maria Silva De Melo - UFAL

Kleber Cavalcanti Serra - UFAL

Laura Cristina Vieira Pizzi - UFAL

Lenira Haddad - UFAL

Leonardo Brandão Marques - UFAL

Lucas Pereira da Silva - UFAL

Luis Paulo Leopoldo Mercado - UFAL

Maria Aparecida Pereira Viana - UFAL

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL

Maria Das Graças Gonçalves Vieira Guerra - UFPB

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - UFAL

Maria Dolores Fortes Alves - UFAL

Marinaide Lima de Queiroz Freitas – UFAL

Marlécio Maknamara da Silva Cunha - UFAL

Marta Maria Minervino dos Santos – UFAL

Mônica Patrícia Da Silva Sales - UFAL

Monique Angelo - UFAL

Paulo Manuel Teixeira Marino - UFAL

Regina Maria de Oliveira Brasileiro - IFAL

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta - UFAL

Silvana Paulina de Souza - UFAL

Silvio Sánchez Gamboa - UNICAMP

Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV

Valéria Campos Cavalcante - UFAL

Walter Matias Lima - UFAL

Wandearley da Silva Dias - UFAL

Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL

Yana Liss Soares Gomes – UFAL