INTRODUÇÃO: A importância das atividades pra?ticas nas disciplinas do ensino superior se estende além da obtenção da carga horária acadêmica obrigatória, uma vez que proporciona diversos benefícios ao estudante, principalmente quanto ao aperfeiçoamento da te?cnica adquirida pelo conhecimento teórico. Dessa maneira, através da ambientação do discente em instituições de sau?de, tem-se a oportunidade de realização de procedimentos que proporcionam contato com casos reais e, por conseguinte, maior ganho intelectual. Logo, torna-se essencial a realização da prática clínica para boa formação do estudante de medicina nas diversas áreas disponíveis, como por exemplo, em ginecologia e obstetrícia. OBJETIVOS: Relatar a experiência obstétrica vivenciada pelos acadêmicos de medicina durante a prática da disciplina de saúde da mulher I em unidade básica de saúde no estado do Amazonas. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência durante as aulas práticas da disciplina de saúde da mulher I, utilizando-se de diário de campo escrito pelo grupo de acadêmicos de medicina da Universidade Nilton Lins, onde relatam os procedimentos e percepções adquiridos mediante análise e participação nas vivências práticas coordenadas por docente da área de ginecologia e obstetrícia. As atividades do módulo prático foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Dr. José Amazonas Palhano, situada no bairro São José II, Manaus - AM. A segmentação das aulas ocorreu de forma semanal entre os meses de fevereiro a abril, com enfoque em obstetrícia. A experiência prático-clínica baseou-se no atendimento de gestantes, onde foi realizado pré-natal direcionado a cada quadro clínico, com presença de anamnese, exame físico, análise de exames laboratoriais, investigação de cartão de vacina e delimitação de orientações e conduta para a paciente, quando necessário. RESULTADOS: Através da participação ativa durante as práticas de saúde da mulher I dentro do espaço da UBS, foi possível aos acadêmicos fazer uma análise crítica sobre o bom funcionamento da unidade, observar e pôr em prática os conhecimentos teóricos que foram ministrados em sala de aula e fomentar o maior interesse e desejo dos discentes em relação a participação dos alunos no meio prático, assim pondo em destaque o real papel de um preceptor durante a prática clínica e como esse deve agir em conjunto com os alunos para conseguir atrelar de maneira ampla e direcionada em seu processo de ensino, aprendizagem e formação acadêmica. CONCLUSÃO: Pôde-se concluir por meio do relato de experiência, que a partir da prática acadêmica voltada para a disciplina em estudo, adquiriu-se um grande aprimoramento do conhecimento e das habilidades médicas em obstetrícia, com importante auxílio na formação e qualificação profissional dos alunos participantes.
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JORNADA AMAZONENSE DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 2023