Contextualização: O cateterismo vesical é um dos procedimentos mais amplamente praticados na área da saúde, no entanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem cuidados que minimizam risco de infecção e técnica urológica adequada. Diante disso, fica evidente que este procedimento é um importante recurso na assistência à saúde que requer ao profissional autoconfiança para garantir a correta execução. Objetivo: Analisar a aquisição inicial de autoconfiança dos estudantes frente ao Game de cateterismo vesical. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido com a construção e disponibilização de um game educativo de cateterismo vesical e avaliação da aquisição de autoconfiança entre 16 estudantes de enfermagem. Resultados: Os sujeitos são predominantemente do sexo feminino (93,7%), jovens (68,7%), solteiros (81,3%), que não exercem atividade remunerada (62,6%), com renda familiar que vai de um a três salários (68,7%). Houve aumento significativo na autoconfiança dos estudantes de enfermagem apresentada após o game de CV no escore geral e em todos os outros escores que compõem a escala. Conclusão. O game de cateterismo vesical é uma ferramenta eficaz para a aquisição de autoconfiança de estudantes de enfermagem para na habilidade de realização desse importante procedimento de saúde.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos