Avaliação da ludicidade de um Game cateterismo vesical: Ferramenta de aprendizagem para estudantes de enfermagem

  • Autor
  • Ifé Odara Alves Monteiro
  • Co-autores
  • Renato de Freitas Pereira , Nayhara Domingues
  • Resumo
  • Contextualização: O cateterismo vesical é um dispositivo utilizado em diversas situações da atenção à saúde, pela sua ampla aplicação e especificidade de técnica para implantação requer adequado conhecimento do profissional enfermeiro para minimizar risco de sua utilização. As tecnologias educativas digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas nos cursos da área da saúde colaborando no aprendizado e na flexibilização das atividades, esses recursos tecnológicos quando aplicados de forma lúdica, possibilitam o desenvolvendo de habilidades específicas. Objetivo: Avaliar a ludicidade para graduandos de enfermagem do Game de cateterismo vesical.  Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de  cateterismo vesical e análise de sua ludicidade por estudantes concluintes do curso de graduação enfermagem. Resultados: Os 16 estudantes são predominantemente do sexo feminino, jovens, solteiros, que não exercem atividade remunerada, com renda familiar que vai de um a três salários. Quanto a ludicidade o game apresentou níveis significantes de adequabilidade nas três dimensões: ludicidade, componentes formativos da aprendizagem e perfil dos jogadores, exceto na categoria de cooperação entre os jogadores. Conclusão. O game de cateterismo vesical é um jogo lúdico para estudantes de enfermagem, todavia requer adaptação para proporcionar melhor cooperação entre os jogadores.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Ludicidade, Cateterismo urinário, Validação, Tecnologias educacionais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
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  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos