Contextualização: O cateterismo vesical é um dispositivo utilizado em diversas situações da atenção à saúde, pela sua ampla aplicação e especificidade de técnica para implantação requer adequado conhecimento do profissional enfermeiro para minimizar risco de sua utilização. As tecnologias educativas digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas nos cursos da área da saúde colaborando no aprendizado e na flexibilização das atividades, esses recursos tecnológicos quando aplicados de forma lúdica, possibilitam o desenvolvendo de habilidades específicas. Objetivo: Avaliar a ludicidade para graduandos de enfermagem do Game de cateterismo vesical. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de cateterismo vesical e análise de sua ludicidade por estudantes concluintes do curso de graduação enfermagem. Resultados: Os 16 estudantes são predominantemente do sexo feminino, jovens, solteiros, que não exercem atividade remunerada, com renda familiar que vai de um a três salários. Quanto a ludicidade o game apresentou níveis significantes de adequabilidade nas três dimensões: ludicidade, componentes formativos da aprendizagem e perfil dos jogadores, exceto na categoria de cooperação entre os jogadores. Conclusão. O game de cateterismo vesical é um jogo lúdico para estudantes de enfermagem, todavia requer adaptação para proporcionar melhor cooperação entre os jogadores.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos