CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE GAME EDUCATIVO DE CATETERISMO VESICAL: Instrumento de aprendizagem

  • Autor
  • Diego Santiago Montandon
  • Co-autores
  • Flavia Zorzin , Caroline Brandão Pires de Almeida
  • Resumo
  • Contextualização: O cateterismo vesical é um dos procedimentos mais amplamente praticados na área da saúde e segue sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de diversificadas condições de saúde. No entanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem cuidados que minimizam o risco de infecção urinária. Considerando os Games educativos como tecnologia pra treino de habilidade em ambiente virtual que se inserem cada vez mais no ensino de Enfermagem é que emerge a finalidade deste estudo. Objetivo: Construir e validar quanto ao conteúdo de um Game de cateterismo vesical para ser utilizada entre estudantes do curso de graduação em enfermagem Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de cateterismo vesical e validado quanto conteúdo e critério. Resultados: Os 16 estudantes que participaram são do sexo feminino (93,7%), jovens (68,7%), solteiros (81,3%), que não exercem atividade remunerada (62,6%), com renda familiar que vai de um a três salários (68,7%). E validaram o game quanto a seu conteúdo. Conclusão. O game de cateterismo vesical foi validado frente ao seu conteúdo e critério pelos estudantes de enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Cateterismo urinário, Validação, Tecnologias educacionais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos