TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: reflexões sobre os desafios da cibercultura no âmbito escolar

  • Autor
  • Filipe Santos Guerra
  • Co-autores
  • Alessandra Cruz de Oliveira
  • Resumo
  • Desde o século XX, o processo de globalização e as tecnologias digitais estabeleceram-se como imperativos, influenciaram a sociedade, os sujeitos sócio-historicamente situados e a educação. Instaura-se a cibercultura (Lévy, 1999) e esta não pode mais ser ignorada em relação às suas implicações nos processos de ensino/aprendizagem. Se a escola ainda não faz pleno uso da internet na formação dos indivíduos, esta encontra-se em embate com a história e provocando exclusão social/cibercultural (Silva, 2010). Daí decidirmos investigar como/se as tecnologias digitais vêm sendo utilizadas na educação básica como instrumento de mobilização da apreensão de conhecimentos. Para isso, aplicamos questionários em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vitória da Conquista e procedemos observação direta. Empunhamos, nessa pesquisa, os pressupostos de Silva (2010), Lévy (1993; 1999), Xavier (2010) e Galli (2010). Concluímos que as tecnologias digitais não têm sido utilizadas amplamente na esfera escolar no que tange ao seu caráter potencializador para o processo de ensino-aprendizagem, tanto por conta da ausência de infraestrutura da escola, quanto pela falta de domínio/interesse de docentes em inserirem interfaces digitais em suas aulas/atividades. Vimos, ainda, que os estudantes mostraram-se abertos às inserções de recursos digitais em seus processos de educação.

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio, Ensino Público, Tecnologias Digitais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos