Compreendendo e experienciando a escola como um espaço de interação, lugar de cultura e sobretudo um espelho das características e transformações sociais, nós, professores e pesquisadores do GPLITE (CAPES/UESB), nos vemos direta e indiretamente envolvidos com a realidade trazida pela relação entre a educação, a inserção e as influências do uso das tecnologias no âmbito educacional. Neste sentido, buscamos desenvolver neste estudo uma análise do uso das tecnologias digitais, particularmente do uso de interfaces digitais no, e para o ensino/estudo de Literatura, em uma turma de 3º ano do ensino médio público. Na coleta de dados, dispomos do relato de uma atividade prática desenvolvida no modelo de sala de aula invertida, em uma turma com 33 alunos, bem como contamos com as informações obtidas por meio de um questionário aplicado aos alunos e relato da professora. Como aportes teóricos representativos, temos, entre outros, Lévy (1997), Bacich; Neto & De Melo(2015), Moran (2007; 2015), Schimitt (2016),Soares(2010) e Pretto (2007). Verificamos que o uso das tecnologias digitais na escola, dinamiza, empodera, confere autonomia aos alunos, implementa positivamente o trabalho docente, mas ainda é um desafio, além de esbarrar em questões culturais enraizadas, e outras questões infraestruturais da instituição escolar.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos