Ensinar e / ou aprender com tecnologias digitais: novos paradigmas em construção

  • Autor
  • Alessandra Cruz de Oliveira
  • Co-autores
  • Ana Maria de Oliveira Silva
  • Resumo
  •  

    Compreendendo e experienciando a escola como um espaço de interação, lugar de cultura e sobretudo  um espelho das  características e transformações sociais, nós, professores e pesquisadores do GPLITE (CAPES/UESB), nos vemos direta e indiretamente envolvidos  com a realidade trazida pela relação entre  a educação,  a inserção e as influências do uso  das tecnologias no âmbito educacional. Neste sentido, buscamos desenvolver neste estudo uma análise do uso das tecnologias digitais, particularmente do uso de interfaces digitais no, e para  o ensino/estudo  de Literatura,  em uma turma de 3º ano do ensino médio público. Na coleta de dados, dispomos do relato de uma  atividade prática desenvolvida no modelo de sala  de aula invertida, em  uma turma com 33 alunos, bem como contamos com as informações obtidas por meio de um questionário aplicado aos alunos e relato da professora.  Como aportes teóricos representativos, temos, entre outros, Lévy (1997), Bacich; Neto & De Melo(2015), Moran (2007; 2015), Schimitt (2016),Soares(2010) e Pretto (2007). Verificamos que o uso das tecnologias digitais na escola, dinamiza, empodera, confere autonomia aos alunos, implementa positivamente o trabalho docente,  mas  ainda é um desafio, além de esbarrar em  questões culturais enraizadas, e outras questões infraestruturais da instituição escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias digitais, Ensino, Sala de aula invertida
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos