Este artigo apresenta parte de uma pesquisa mais ampla e tem como objetivo identificar potencialidades e limites que o software Modellus pode trazer à validação de modelos de fenômenos relativos ao estudo da Função Quadrática. Os sujeitos participantes deste estudo foram 30 alunos de um curso Técnico Integrado ao Médio de uma Escola Federal do município de Vitória da Conquista/BA. A metodologia utilizada foi qualitativa e intervencionista, em que os alunos foram estimulados a formular e analisar seus próprios modelos matemáticos e validá-los por meio do software Modellus. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um roteiro de atividade e de um questionário, aplicados durante a intervenção. Para análise, destaca-se uma categoria, significação e expressão, originária dos estudos sobre Modelagem Matemática. Os resultados evidenciaram que a utilização do software Modellus permitiu aos alunos a visualização da simulação dos modelos, a interpretação e verificação dos resultados proporcionados de maneira mais dinâmica, corroborando para que eles se posicionassem enquanto indivíduos atuantes nesse processo de aprendizagem.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos