Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado no clube de robótica que traz o olhar direcionado à perspectiva do ensino e aprendizagem em ciências e suas tecnologias, através da robótica, com alunos, egressos e professores da área de informática no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista CETEP-VC, no desenvolvimento de projetos didáticos e pedagógicos com o uso do Arduino de forma lúdica e educativa. O interesse principal é o desenvolvimento de saberes obtidos no processo de aprendizagem de sala de aula e aplicá-los na prática em protótipos de projetos de robôs com Arduíno. Para isso serão abordadas aqui as atividades e os resultados parciais obtidos com os projetos desenvolvidos pelos alunos sobre a orientação dos professores. A metodologia esteve pautada em desafios, objetivos e metas a serem alcançados com os alunos envolvidos no clube de robótica. As conclusões irão mostrar a importância das atividades lúdicas e significativas para o aluno em fazer o uso da robótica como forma de estímulo à aprendizagem ao conhecimento científico.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos