AS CONTRIBUIÇÕES DO POWERPOINT E DO RPG BOSS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Leandro Andrade Lima
  • Co-autores
  • Nadilza da Silva Cruz , Fernanda Maria Almeida dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho objetiva relatar uma experiência de ensino desenvolvida com discentes do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/ Libras/ Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB.  A experiência ocorreu em oficinas ministradas em 03 e 10 de maio de 2018, no turno matutino, com duração total de 8h. As oficinas foram desenvolvidas pelos membros do projeto As Interfaces Digitais e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: Entraves, Desafios e Múltiplas Possibilidades para o Aprendizado da Escrita, com a supervisão da coordenadora. O embasamento teórico contou com os postulados de Almeida (2005), Cope e Kalantzis (2009), Lévy (1999), NLG (1996), Prado (2005) e Silva (2005). A metodologia embasou-se na Teoria dos Multiletramentos e englobou momentos de explicação, experimentação e criação. O presente relato aborda aspectos ocorridos durante as oficinas, tais como explanação de conceitos relativos à tecnologia digital, à apreciação dos jogos e às dificuldades encontradas na criação dos mesmos. Ficou evidente que a maioria não sabia de que era possível criar jogos no PowerPoint, nem conhecia a plataforma RPG Boss. Pôde-se perceber como tais interfaces digitais podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

  • Palavras-chave
  • Interfaces Digitais, Ensino, Língua Portuguesa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos