Este trabalho foi realizado com um grupo de alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - CMLEM de Vitória da Conquista, Bahia da modalidade Ensino Médio de Tempo Integral e Ensino Médio Regular. Surgiu a partir da constatação do baixo desempenho em Matemática, observado em sala de aula e comprovado nas avaliações externas e internas do ensino médio brasileiro. Interessou-nos investigar se criar tecnologia, usando a linguagem de programação Python e as animações desenvolvidas no módulo pygame, motivaria e contribuiria para a aprendizagem da matemática, em especial, ondas trigonométricas. Também buscamos refletir sobre a possibilidade de integrar esse trabalho às disciplinas da base diversificada da matriz curricular do Ensino Médio de Tempo Integral. Para reduzir custos, usamos o microcomputador Raspberrry Pi. Fundamentamo-nos na abordagem sociointeracionista de Vygotsky e construcionista de Papert, buscando as interações aluno-meio, aluno-objeto, aluno-aluno e aluno-professor. A necessidade de existir uma ação, mediante uma reflexão crítica coletiva, nos fez adotar a metodologia da pesquisa-ação crítica. Realizamos dez encontros, mesclando o estudo da linguagem e documentação do pygame aos conteúdos matemáticos. Os alunos aplicaram as ondas trigométricas às animações, o que motivou a aprendizagem, portanto, acreditamos na possibilidade de desenvolver esse trabalho nas disciplinas da base diversificada.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos