DESENVOLVENDO ANIMAÇÕES EM PYTHON: Uma alternativa para explorar as ondas trigonométricas no Ensino Médio

  • Autor
  • Fábia Valéria de Jesus Silva
  • Co-autores
  • Roque Mendes Prado Trindade
  • Resumo
  • Este trabalho foi realizado com um grupo de alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - CMLEM de Vitória da Conquista, Bahia da  modalidade Ensino Médio de Tempo Integral e Ensino Médio Regular.  Surgiu a partir da  constatação do baixo desempenho em Matemática, observado em sala de aula e comprovado nas avaliações externas e internas do ensino médio brasileiro. Interessou-nos investigar se criar tecnologia, usando a linguagem de programação Python e as animações desenvolvidas no módulo pygame, motivaria e contribuiria para a aprendizagem da matemática, em especial, ondas trigonométricas. Também buscamos refletir sobre a possibilidade de integrar esse trabalho às disciplinas da base diversificada da matriz curricular do Ensino Médio de Tempo Integral. Para reduzir custos, usamos o microcomputador Raspberrry Pi. Fundamentamo-nos na abordagem sociointeracionista de Vygotsky e construcionista de Papert, buscando as interações aluno-meio, aluno-objeto, aluno-aluno e aluno-professor. A necessidade de existir uma ação, mediante uma reflexão crítica coletiva, nos fez adotar a metodologia da pesquisa-ação crítica. Realizamos dez encontros, mesclando o estudo da linguagem e documentação do pygame aos conteúdos matemáticos. Os alunos aplicaram as ondas trigométricas às animações, o que motivou a aprendizagem, portanto, acreditamos na possibilidade de desenvolver esse trabalho nas disciplinas da base diversificada.

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio. Ondas trigonométricas. Animações. Python.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos