Neste relato abordamos parte das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas em um minicurso voltado para os graduandos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especificamente, apresentamos reflexões sobre a aplicação do quiz por meio do Show do milhão, uma das propostas de jogo trabalhadas durante o minicurso. Para isso, além de recorrer à atividade vivenciada, utilizamos, sobretudo, as discussões de Behrens (2005), Freire (1996), Guedes (2006), Rojo e Moura (2012) como aporte teórico para a nossas reflexões. O minicurso desenvolveu-se na própria instituição de ensino superior e foi ministrado por uma docente e mais quatro estudantes que atuam no Projeto de Pesquisa As Interfaces Digitais e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: Entraves, Desafios e Múltiplas Possibilidades para o Aprendizado da Escrita. O minicurso desenvolveu-se, inicialmente, de modo discursivo; em seguida, demonstrativo; e, por fim, construtivo. Acreditamos que a execução da atividade possibilitou novas e complementares reflexões acerca do ensino de língua portuguesa pautado nas tecnologias digitais como fator que vem mudando o paradigma educacional à medida que – na sociedade contemporânea – vem se reconhecendo cada vez mais a necessidade da introdução dessas tecnologias também no contexto educacional.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos