Este relato aborda a experiência do processo de implantação da Robótica Educacional em uma escola particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia. Objetiva-se descrever o processo desenvolvido no ano de 2017 e as possíveis melhorias definidas a partir do replanejamento para o ano de 2018 e, além disso, compará-lo com as Etapas de Implantação e Replanejamento de um Projeto de Informática na Educação propostas por Tajra (2012). A Informática na Educação passou a ser discutida no Brasil na década de 1970, a partir de estudos desenvolvidos por Saymour Papert, que propôs que os alunos sejam construtores do próprio conhecimento. A partir dessa proposta e de uma parceria entre Papert e a Lego, surgiu o kit de robótica Lego Mindstorm Ev3, escolhido pela escola aqui descrita como ferramenta de ensino e aprendizagem, através da metodologia interdisciplinar. O projeto foi iniciado no ano de 2017, quando muitos desafios e aprendizados levaram à busca de novos métodos, utilizados no ano de 2018. Trata-se de um relato descritivo-analítico feito através da percepção da professora de robótica da Instituição, autora deste texto, que participou de todas as etapas do projeto na escola a partir de fevereiro de 2017.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos