Resumo: A presente pesquisa propôs analisar práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio e entender como os jovens se apropriam dessas práticas no uso do aplicativo WhatsApp e as empregam para a produção de conhecimento escolar e em suas vidas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e, por ser um trabalho que tem o objetivo de investigar e documentar uma situação concreta de práticas de escrita no uso do aplicativo WhatsApp, a metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem etnográfica. Os resultados indicam que os significados das práticas de escrita no WhatsApp são informados pelos usos sociais evidenciando que as mensagens não se mostraram consonantes somente para atividades escolares, mas para a construção de sentidos e significados para diversas situações sociais.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos