Práticas de letramento em dispositivos móveis: uso do WhatsApp por estudantes do Ensino Médio

  • Autor
  • Maria Jacy Maia Velloso, Pedro Victor Rocha de Souza, Davidson Leal Santos, Maria Silveira Rodrigues
  • Resumo
  •  

    Resumo: A presente pesquisa propôs analisar práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio e entender como os jovens se apropriam dessas práticas no uso do aplicativo WhatsApp e as empregam para a produção de conhecimento escolar e em suas vidas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e, por ser um trabalho que tem o objetivo de investigar e documentar uma situação concreta de práticas de escrita no uso do aplicativo WhatsApp, a metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem etnográfica. Os resultados indicam que os significados das práticas de escrita no WhatsApp são informados pelos usos sociais evidenciando que as mensagens não se mostraram consonantes somente para atividades escolares, mas para a construção de sentidos e significados para diversas situações sociais.

     

     

  • Palavras-chave
  • Práticas de escrita, Dispositivos móveis, Celular, Ensino Médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos