As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na grande maioria das atividades que são realizadas na sociedade atual. No que diz respeito à educação, é relevante considerar a forma como essas tecnologias têm sido integradas nos processos de formação inicial. Neste sentido, esse trabalho visa apresentar reflexões em torno da importância das TIC na formação inicial dos professores. O estudo, de cunho exploratório, foi realizado com base nas grades curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Inicialmente, foram realizadas consultas na bibliografia destinada ao tema, bem como a materiais que destinavam estudar a cultura atual, a Cibercultura. Os resultados indicam que é pequeno o número de componentes curriculares que discutem temáticas vinculadas ao uso das TIC nas licenciaturas, no campus observado, mostrando que ainda há um caminho a ser trilhado para promover experiências significativas em torno do uso das TIC na formação inicial dos professores.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos