Este relato de experiência visa expor como foi feito o uso do recurso tecnológico em sala de aula, mostrando pontos que apoiem a inclusão de tecnologias no ensino. Deste modo, é abordado como ocorre o desenvolvimento do espírito científico que se dá do concreto ao abstrato, e ilustra este tema a partir de experiências vivenciadas na disciplina de Matemática III. Ela foi apresentada de forma dinâmica, utilizando de métodos investigativos e tecnológicos que foram propostos a nós, alunos, no início do conteúdo. Entretanto, os professores não deixaram de usar materiais tradicionais, como compassos, esquadros e transferidores, que são convencionais no ensino da Geometria. Assim sendo, foi apresentado o software GeoGebra como objeto auxiliar no estudo da geometria plana e elementos básicos da geometria espacial, Entretanto devido à restrição de páginas nesse artigo, relatarei sobre a minha experiência com a geometria plana, na qual obtive os primeiros contatos com o software. Esta ação feita pelos professores da disciplina de Matemática III comprovou como a tecnologia pode ser mediadora na troca de conhecimento entre os docentes e alunos, auxiliando a compreensão, logo, estimulando a criatividade e o interesse pelo conteúdo abordado.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos