Tecnologia auxiliadora: GeoGebra como meio de concretizar o conhecimento abstrato

  • Autor
  • Débora da Silva Matos
  • Co-autores
  • Taiane de Oliveira Rocha Araújo
  • Resumo
  • Este relato de experiência visa expor como foi feito o uso do recurso tecnológico em sala de aula, mostrando pontos que apoiem a inclusão de tecnologias no ensino. Deste modo, é abordado como ocorre o desenvolvimento do espírito científico que se dá do concreto ao abstrato, e ilustra este tema a partir de experiências vivenciadas na disciplina de Matemática III. Ela foi apresentada de forma dinâmica, utilizando de métodos investigativos e tecnológicos que foram propostos a nós, alunos, no início do conteúdo. Entretanto, os professores não deixaram de usar materiais tradicionais, como compassos, esquadros e transferidores, que são convencionais no ensino da Geometria. Assim sendo, foi apresentado o software GeoGebra como objeto auxiliar no estudo da geometria plana e elementos básicos da geometria espacial, Entretanto devido à restrição de páginas nesse artigo, relatarei sobre a minha experiência com a geometria plana, na qual obtive os primeiros contatos com o software. Esta ação feita pelos professores da disciplina de Matemática III comprovou como a tecnologia pode ser mediadora na troca de conhecimento entre os docentes e alunos, auxiliando a compreensão, logo, estimulando a criatividade e o interesse pelo conteúdo abordado.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia, Software, GeoGebra, Matemática, Abstrato
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos