Este relato refere-se a uma experiência vivenciada durante uma pesquisa de mestrado realizada em um colégio estadual da cidade de Vitória da Conquista. A pesquisa foi realizada em duas intervenções: a primeira com uma turma do eixo VII e a segunda com o eixo IV. Durante a experiência no eixo IV, foi identificado que uma aluna não sabia ler nem escrever, ou seja, não era alfabetizada. Isso gerou discussões entre mestranda e orientadora sobre como seria o desenvolvimento da proposta de atividades com essa aluna. A partir disso, foi decidido que as aulas seriam gravadas durante os encontros e que a professora pesquisadora faria a leitura das questões para que a aluna pudesse realizar as construções dos entes geométricos no software GeoGebra. No decorrer do relato, são apresentadas as discussões e os questionamentos que surgiram durante os encontros, as dificuldades apresentadas pela aluna e pela professora pesquisadora, e a percepção da aluna em relação à mediação da tecnologia para a formação dos conceitos geométricos.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos