Este painel pretende apresentar um estudo preliminar de cunho exploratório e reflexivo acerca da utilização de elementos da Teoria da Aprendizagem por descoberta elaborada pelo professor, pesquisador e psicólogo Jerome Seymour Bruner (1976, 1987) no planejamento e na estruturação do game design do jogo eletrônico Gaijin Warthunder, um jogo de simulação, ambientado em eventos históricos, principalmente na Segunda Guerra Mundial, que pode servir de indutor de aprendizado através da experiência imersiva de condução de veículos criada no ambiente virtual em conjunto a outros jogadores conectados a Internet no servidor da Software House. A organização e o gerenciamento dos elementos ambientais e metas propostas podem, de maneira lúdica, estimular a autonomia e o aprendizado de conceitos complexos, especialmente em física, como movimentos circulares, gravidade, torque, atrito e forças gravitacionais dentro de um amplo tema histórico ricamente ilustrado e interativo de um jogo que, a priori, não necessariamente foi criado com a função educacional.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos