É perceptível a grande busca pelo conhecimento, não só nos espaços formais, mas especialmente, nos espaços não formais e informais. No âmbito educacional, a tecnologia digital-virtual assume um relevante papel para a aquisição do conhecimento do alunado, além de lhe proporcionar flexibilidade e autonomia no aprendizado. No esteio dessa evolução da tecnologia, destacamos a utilização dos Cenários Virtuais de Aprendizagem, espaços adaptados para fins educacionais que configuram-se em estratégias contemporâneas auxiliares do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando seu desenvolvimento social em atividades dialógicas, interativas, reflexivas e práticas. A opção pela plataforma online “Netvibes” e com o uso de widgets e ferramentas de interatividade com o usuário, apresenta a temática “Futebol e Tecnologias”, uma discussão de caráter interdisciplinar, desenvolvida para discentes do 1° Ano do Ensino Médio, que objetiva apontar sugestões de atividades relacionadas ao tema. Com os elementos essenciais que deve conter um ambiente pedagógico enfatiza-se, nesta proposta, uma temática a ser abordada não de forma disciplinar, mas sob olhares interdisciplinares que possibilitam a compreensão do conteúdo de uma forma global, apresentando várias óticas sobre um mesmo ponto. As discussões pautadas assumiram um cunho investigativo e acreditamos que elas contribuirão para a aquisição do conhecimento nos diversos ambientes existentes.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos