Cenários Virtuais de Aprendizagem – Conceituação, Exemplo Prático e Interdisciplinaridade

  • Autor
  • Rubiane Vieira de Jesus
  • Co-autores
  • Jociel Nunes Vieira , Juliana dos Santos Vieira
  • Resumo
  •  

    É perceptível a grande busca pelo conhecimento, não só nos espaços formais, mas especialmente, nos espaços não formais e informais. No âmbito educacional, a tecnologia digital-virtual assume um relevante papel para a aquisição do conhecimento do alunado, além de lhe proporcionar flexibilidade e autonomia no aprendizado. No esteio dessa evolução da tecnologia, destacamos a utilização dos Cenários Virtuais de Aprendizagem, espaços adaptados para fins educacionais que configuram-se em estratégias contemporâneas auxiliares do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando seu desenvolvimento social em atividades dialógicas, interativas, reflexivas e práticas. A opção pela plataforma online “Netvibes” e com o uso de widgets e ferramentas de interatividade com o usuário, apresenta a temática “Futebol e Tecnologias”, uma discussão de caráter interdisciplinar, desenvolvida para discentes do 1° Ano do Ensino Médio, que objetiva apontar sugestões de atividades relacionadas ao tema. Com os elementos essenciais que deve conter um ambiente pedagógico enfatiza-se, nesta proposta, uma temática a ser abordada não de forma disciplinar, mas sob olhares interdisciplinares que possibilitam a compreensão do conteúdo de uma forma global, apresentando várias óticas sobre um mesmo ponto. As discussões pautadas assumiram um cunho investigativo e acreditamos que elas contribuirão para a aquisição do conhecimento nos diversos ambientes existentes.

     

  • Palavras-chave
  • Cenário Virtual de Aprendizagem, Aplicativos Web, Interdisciplinaridade, Comunicação, Atividades Colaborativas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos